Mulheres se encontram para bate-papo e feira sobre o protagonismo feminino nas tecnologias

Marketing digital, marcenaria, robótica, desenvolvimento de aplicativos e impressão em 3D são alguns dos trabalhos apresentados nos encontros conduzidos por mulheres

Em setembro, o Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Rio Preto idealiza uma programação feita por mulheres, refletindo as preocupações com a equidade de gênero. Nesta sexta (20), às 19h30, acontece um bate-papo sobre O protagonismo feminino nas tecnologias, que será voltado para estudantes.
O encontro será mediado pela professora e empreendedora Luciene Cavalcanti, nele serão discutidos assuntos como o ingresso das mulheres no mercado de trabalho, assim como os desafios de algumas carreiras. A conversa ganha consistência com a participação de Bábara Rossallidesenvolvedora de software; da Camila Tamashiro, professora técnica; de Aline Gracianoarquiteta e empreendedora; de Carla Rodriguesanalista de marketing e da empreendedora Priscila Cecconi.
De acordo com o Sesc, A iniciativa pretende funcionar como convite para que cada vez mais mulheres ocupem os Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc São Paulo e suas respectivas programações, assim como promover o debate sobre a atuação das mulheres junto as tecnologias e as artes, dando visibilidade ao aumento da presença feminina nestas áreas. Como destaque das atividades, ressalta-se a participação de mulheres da nossa região que atuam em carreiras ligadas às tecnologias e artes.
Tecnologias e Artes – Encontro Mulheres Makers (Foto: divulgação)

publicidade

Na sequência, dia 21sábado, às 14h o encontro Mulheres Makers coloca em prática as discussões fomentadas no dia anterior. Em formato de feira de demonstração, trabalhos e oficinas livres, as mulheres colocam a mão na massa para educar, trabalhar, construir, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com tecnologias e artes. As convidadas mostrarão um pouco do dia-a-dia de seus trabalhos nas áreas de marketing digital, impressão 3D, marcenaria de móveis de encaixe, oficina rápida de desenvolvimento de aplicativo para smartphones, quiz e vivência em marketing digital, vivência em robótica, além de exposição e feira com alunas e alunos de escolas técnicas e faculdades.

Mais sobre o ETA (Espaço de Tecnologias e Artes) 

O Sesc São Paulo conta com 43 unidades no estado que desenvolvem programações em diversos formatos e linguagens, entre eles, os cursos e oficinas de artes visuais e tecnologias. Nessa ampla rede de ação socioeducativa, 35 unidades dispõem do Espaço de Tecnologias e Artes, o ETA.  Tratam-se de salas-laboratório dedicadas a práticas de viés educativo que utilizam suportes tecnológicos e/ou digitais. Orientando as ações do ETA, o Programa de Tecnologias e Artes propõe a intersecção de materiais, processos e inspirações provindos de diversos contextos – o que inclui os fazeres realizados, por exemplo, na garagem do avô, no ateliê do artista, nos hack, fab e media labs, e também nos maker e tinker spaces. Com isso, busca-se explorar as mais variadas possibilidades das mídias digitais, com destaque para: fabricação digital, software livre, hackerismo, cultura digital, audiovisual (som, vídeo e luz), fotografia, design, inclusão e letramento digital, editoração, animação, moda, marcenaria, games e inovações na cidade.Para a realização de suas atividades, o ETA dispõe de equipes de educadores especializados, que propõem cursos, oficinas, vivências e instalações. Ao fazê-los, procuram valorizar a convivência, a diversidade, o protagonismo, a autonomia e a reflexão criativa e crítica. A fim de potencializar ainda mais suas ações, o ETA convida artistas, educadores e pesquisadores para desenvolver propostas e cursos específicos.
A programação é gratuita e pode ser conferida no portal sescsp.org.br/riopreto#mulheresempreendedoras

PROGRAMAÇÃO

BATE-PAPO
O PROTAGONISMO FEMININO NAS TECNOLOGIAS

Com a participação de mulheres da região de Rio Preto, que atuam em carreiras ligadas às tecnologias e artes, a conversa aborda a inserção e os desafios das mulheres neste campo de atuação.
Inscrições no local.
Dia 20, sexta, 19h30.
Espaço de Tecnologias e Artes. 60 vagas. Grátis. Livre.FEIRA
GAROTAS MAKER
Demonstração de trabalhos e oficinas de mulheres que botam a mão na massa para construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos.
Dia 21, sábado, 14h às 18h30.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre.