Nossas Programações interferem em quem somos, no que pensamos e em nossos resultados

publicidade

 

A clínica Evolução Psicológica iniciou as atividades em Mirassol neste ano, com o objetivo de ajudar seus pacientes a alcançarem o bem-estar e o auto senso de eficácia por meio da Psicologia Positiva. As profissionais Cristina Araújo e Shirley Lourenço são as idealizadoras do espaço e realizam atendimentos na área da saúde, educação, família e organizacional.

Shirley Lourenço (Imagem: Juliana Elias)

Shirley Lourenço (Imagem: Juliana Elias)

Cristina Araújo (Imagem: Juliana Elias)

Cristina Araújo (Imagem: Juliana Elias)

Neste domingo, 27 de agosto, a Psicologia completa 55 anos de regulamentação no Brasil e em celebração a data, as profissionais te convidam a conhecer sobre a importância do autoconhecimento para a vida e o trabalho desenvolvido pela clínica, através do artigo abaixo. Confira.

Nossas Programações interferem em quem somos, no que pensamos e em nossos resultados

Recebemos programações a todo tempo. E temos várias, recebidas por nossos pais, professores, publicidade, políticos, nossos psicólogos, nossa cultura, religiões e sociedade. Elas nos fazem pensar e agir de determinada maneira, chegam ao nosso cérebro e produzem resultados em nossa vida. Há instituições como algumas famílias ou religiões que produzem em pessoas programações do Medo ou da Coragem.

A mãe que carrega seu bebê no colo na intenção de fazê-lo dormir canta a cantiga: “Dorme nenê, que a Cuca vem pegar” – inconscientemente, sem pensar, a mãe já está incutindo o medo na mente da criança para que assim, ela obedeça e durma o mais rápido possível. – Está é uma estratégia de conseguir metas através do medo.

Programações que recebemos da família nem sempre nos serão úteis ou benéficas durante a nossa vida. Nossos pais nos ensinam a termos medo, a vivermos assustados, a desenvolvermos preconceitos… Programações que nos levam a progredir no alcance de nossos propósitos de vida ou em nossa estagnação. Crenças que podem nos auxiliar ou dificultar nosso desenvolvimento pessoal e profissional, fazendo com que alguns automatismos interiores nos levem a escolher coisas e a agir de determinada maneira. Pais e professores ensinam a uma criança que ela é capaz ou incapaz intelectualmente, o que vai repercutir em malefícios futuros, na vida adulta. Mas, no entanto, nossos pais querem o nosso bem e por isso mesmo, nos emprestam seus valores e suas crenças, acreditam fazer o melhor pelo nosso desenvolvimento. A sua maneira, tentam fazer com que suas crenças sejam as nossas crenças. Pais, pastores, professores… Todos nos emprestam suas formas de pensar a vida, todos trazem contribuições a nossa existência. Traumas também nos programam, tudo o que nos acontece funciona como elemento que trará algum resultado para a nossa vida. Mas a boa notícia é que nossas programações não são apenas negativas, temos também uma autoprogramação, que é a nossa capacidade de escolher qual tipo de realidade queremos para a nossa vida, assim, as pessoas com quem estamos nos programam, desse modo, podemos escolher em que companhia queremos estar.  Os programas de TV, os filmes que assistimos, os livros que lemos nos programam, assim, podemos fazer uma espécie de seleção daquilo que queremos trazer para a nossa vida. Se nos filmes que vemos há sempre negros em posição socialmente inferior ou em cenas violentas, posso acreditar que os negros não são pessoas realmente confiáveis e o efeito disto pode ser pior se eu for negro, o que vai interferir diretamente em minha autoestima, no autodesprezo da minha cor.

Portanto, – uma criança não é capaz disso – mas é você, já na fase adulta capaz de perceber se aquilo que você absorveu em sua vida até agora, através das pessoas de sua família, amigos, igreja, escola. Se isto está lhe trazendo os resultados esperados ou lhe trazendo travas ao seu desenvolvimento. Crenças como: “Homem não presta”, “Menino não brinca de boneca”, “Pessoas negras são violentas”, “Mulher é sexo frágil”, “Todos os políticos são corruptos”… e muitas outras formas de pensar que tomamos como verdade e que estão fazendo que a nossa vida seja do jeito que é.

Que tal, se fizermos um filtro de crenças, e detectarmos em nossa mente o que acreditamos e os resultados que estão trazendo para a nossa vida? Não tenham dúvida, aquilo que acreditamos traz resultado para a nossa vida. Nossa visão de mundo influencia nossos resultados. E conhecer nossas programações tem haver em se embrenhar no exercício de conhecer-se a si mesmo para atingir resultados esperados. Há pessoas que se colocam em posição de autoconfiança que não é respaldada pela realidade de sua própria competência e há também pessoas que são muito boas no que fazem, apresentam muito potencial, no entanto, não acreditam em si. Na realidade, isso é uma postura mental que faz com que se sintam maiores ou menores em relação a outros e isto têm a ver com autoestima e programações recebidas. Há pessoas que tem muita autoconfiança e pouco conhecimento e outras que apresentam muito conhecimento das coisas, porém, lhes faltam autoconfiança.

Conhecer quem você é vai trazer uma percepção mais clara de suas programações positivas e negativas, de seus pontos fortes e pontos fracos.  Sobre os pontos fortes intensificá-los e os pontos fracos decidir se quer melhorara-los. Se tivermos muita autoconfiança e pouco conhecimento isso vai nos trazer problemas profissionais e pessoais, o efeito é achar que somos mais do que aquilo que realmente somos. A autoconfiança nos manda pra frente e acreditamos que temos atributos, competências que na realidade não temos. E pessoas assim não se dão conta da necessidade de aprender um pouco mais, de obter ajuda e dessa forma acabam se dando muito mal na vida, pois acreditam que já sabem tudo, apesar de seus resultados mostrarem o contrário.

Já a baixa autoconfiança tem a ver com baixa autoestima e baixo autoconhecimento, também, que apesar dela adquirir competências, não se achará merecedora de elogios ou do sucesso de seu trabalho. Assim, autoconhecimento e autoconfiança devem andar lado a lado.

Psicólogas Cristina Araújo e Shirley Lourenço (Imagem: Juliana Elias)

Psicólogas Cristina Araújo e Shirley Lourenço (Imagem: Juliana Elias)

Voltamos as Programações: Há três tipos, a saber: A Genética – essa loteria biológica herdada dos pais, que faz com que sejamos de determinado jeito; a Ambiental – a programação que recebemos de tudo aquilo que nos cerca, da realidade, da sociedade; e a Programação Pessoal ou Autoprogramação. E é sobre esta última que queremos tratar, é sobre esta que trabalhamos principalmente na clínica Espaço Evolução Psicológica, na qual buscamos mostrar a você o quanto é importante que você assuma a responsabilidade por aquilo que é a sua vida. Como dizia Sartre, o grande pensador: “O mais importante, não é o que os outros fazem conosco e sim o que nós fazemos com o que os outros fazem conosco” Ou seja, o mais importante não é o fato ou aquilo que acontece, mas o que eu faço com o que acontece.

Seja alguém que esteja buscando cada vez mais saber quem é, mas com a real noção, sem se perder nas percepções, saiba que tudo isso é um longo caminho. Não há um momento específico pra dizer: “Já sei quem eu sou!” – autoconhecimento é algo que nunca termina porque somos dinâmicos. O Eu de hoje é diferente do Eu de amanhã.

As pessoas realmente possuem grandes potenciais que estão escondidos e podem também ter pontos fracos que nunca perceberam. A Psicologia está aí comemorando 55 anos neste mês de Agosto, é a ciência da mente e do comportamento contribuindo para o bem estar e o desenvolvimento humano. Hoje, mais focada na saúde dos indivíduos do que em suas doenças, ao auxiliar pessoas a se conhecerem e a viverem melhor, ao atingirem os resultados que esperam para suas vidas, auxiliando-as em sua autoestima. E o que é autoestima?  – É uma certeza com origem interna de que se é apropriado à vida, de que se é valioso sendo quem se é, e de poder crescer, aprender e mudar com total chance de ser feliz e de ter sucesso.

Ou seja, você é apropriado a vida, do seu jeito, independente das programações negativas que recebeu, singularidades não são defeitos. Você é valioso sendo quem é: negro; pobre; idoso; cego; paralítico; mulher; homossexual… isso significa que você não precisa ter algum sucesso, ou adquirir algo para ter valor. Você tem valor do jeito que é, da forma que você é, e não somente quando alcançar determinado objetivo, o seu valor é inerente a quem tu és, na certeza de que podes aprender, crescer e mudar com total chance de ser feliz.

O seu tempo pode parar. Você pode zerar o seu momento e não importa o que já te aconteceu, e sim aquilo que você quer que aconteça a partir de agora. Evoluir sempre!

Conheça Evolução Psicológica, nossa Missão é Cuidar e Desenvolver Pessoas.

Sobre:

Localizado no centro da cidade, a clínica funciona na rua Capitão Neves, nº 2315, oferecendo os serviços de Diagnóstico Metacognitivo, Psicoterapia infantil, casal e familiar, Intervenções e Psicoterapia Breves, Avaliação Psicológica e Psicopedagógica, Orientação Profissional, Medição de Conflitos, Palestras, Orientação de Pais e Famílias, Intervenções Psicopedagógicas.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 12horas e das 14 às 17h.  Aos sábados atendimento mediante agendamento.

Contatos:

Cristina Araújo (17) 99113-9822
Shirley Lourenço (17) 981952471