CCAA Mirassol completa 20 anos de tradição em ensino de idiomas

publicidade

A escola de idiomas CCAA de Mirassol está completando 20 anos de história em 2017 e para comemorar o aniversário está com uma promoção especial: alunos que se matricularem até o dia 15 de julho serão isentos da primeira parcela da mensalidade, começando a pagar apenas em setembro.

A rede de franquias, cuja sigla significa Centro Cultural Anglo Americano, está no mercado desde 1961, fundada por Waldyr Lima, no Rio de Janeiro. Espalhada pelo mundo inteiro, a instituição conta com um centro de pesquisa de línguas em Miami o que a torna referência em metodologia de ensino de idiomas. Em Mirassol, a unidade oferece formação em inglês e espanhol.

Os cursos são divididos por faixa etária: Kids (a partir de 6 anos), Teens (a partir de 11 anos) e Business (a partir dos 15 anos). Também é possível contratar aulas VIP, que podem ser feitas individualmente, em dupla ou grupo de três pessoas.

É o caso do aluno João Vitor Intrieri, 19 anos, ele optou pela aula VIP de inglês, pois precisava dominar o idioma em pouco tempo e afirma que escolheu a escola certa para alcançar o objetivo: em 10 meses de aula ele já fala fluentemente, consegue ouvir frases em inglês sem dificuldades, além de também já dominar a leitura e a escrita.

“Devo me mudar para os EUA em breve para ingressar na faculdade de Produção e Roteiro e por isso precisava me familiarizar e aprimorar a comunicação. Muitos amigos e conhecidos me indicaram o CCAA e como precisava acelerar meu aprendizado e estava com tempo livre nos meus dias optei por fazer as aulas Vips. O curso é bastante dinâmico e dá muita liberdade ao aluno para conversar e treinar a audição”, conta João.

João: “muitos amigos e conhecidos me indicaram o CCAA” (Foto: Natália Campanholo)

O principal diferencial oferecido pelo CCAA está na metodologia própria de ensino, desenvolvida no CCLS – (Cultural Center of Language Studies), em Miami. No modelo de ensino, o estudante primeiro aprende a ouvir e entender as palavras para só então entrar na parte teórica do aprendizado. Nas salas de aula crianças, adolescentes e adultos não se misturam, cada modalidade trabalha com um tipo de material voltado para a faixa-etária do estudante em questão, o que facilita no aprendizado, que é mais segmentado para a fase que a pessoa está vivenciando.

“As aulas são diferentes, vemos muitos vídeos e exercitamos a fala, diferente da escola onde só usamos o livro e não nos comunicamos um com o outro a todo momento”, conta João Pedro Bonzegno, 11 anos, que está matriculado na turma Teens 1 e destaca a forma como a língua é ensinada aos alunos como principal atrativo.

Turma Teens 1 com o professor Gustavo Villa (Foto: Natália Campanholo)

À frente do CCAA Mirassol estão os sócios-proprietários Gustavo Villa, 31 anos e Andressa Baldissera, 29 anos, que receberam a proposta de adquirir a instituição em 2015.  Gustavo atua como coordenador de ensino, consultor de idiomas e professor de turmas e de aulas vips. Andressa é responsável pela direção administrativa da escola.

O espaço funciona em novo endereço desde o final de 2016 e está sob nova direção há dois anos. Situada na rua 9 de julho, nº 14-26, a escola está em uma região bem localizada do centro, com fácil estacionamento e um prédio confortável que conta com recepção, área de convivência do aluno com computadores conectados à internet e biblioteca, com livros em inglês, espanhol e português.

Incentivo à carreira profissional

Gustavo e Andressa com a equipe de profissionais do CCAA Mirassol (Foto: Natália Campanholo)

Um dos diferenciais do CCAA está no incentivo à carreira profissional. O estudante tem a oportunidade de se profissionalizar como professor de língua na própria instituição. O aluno pode ser contratado como uma espécie de aprendiz e caso se adapte pode seguir a carreira dando aula. Dessa forma, a própria escola se torna uma das primeiras referências em mercado de trabalho para o aluno.

O próprio coordenador e hoje proprietário Gustavo Villa, 31 anos, é formado no CCAA Mirassol. “Estudei na instituição quando a escola foi fundada na cidade, em 1997. Próximo à última etapa do curso fui selecionado para auxiliar os professores nas aulas. Assim que me formei me especializei e em 2006 entrei para o corpo docente do CCAA Mirassol, onde fui professor por dois anos e recentemente, em 2015 me tornei um dos proprietários”, completa Gustavo.

Letícia Câmara é professora de inglês no CCAA desde 2012, mas sua história com o centro de línguas também iniciou lá atrás, no ano de 2007, quando começou a cursar o idioma. A docente conta que a prática é a principal chave para ter um vocabulário rico e afiado, já que ter fluência em um idioma envolve muita prática.

Letícia à esquerda e alunos do módulo Business (Foto: Natália Campanholo)

“Queria estudar inglês desde pequena, mas nessa época meus pais não tinham condições. Já na adolescência eu notava vários alunos praticando o idioma entre si, eles sempre comentavam que cursavam no CCAA. Em 2007 eu iniciei o curso e como eu já gostava muito do idioma e costumava praticar sozinha ouvindo músicas, assistindo séries e filmes então eu tive bastante facilidade. Em 2010 entrei para a faculdade de Letras, a graduação cobra muito o segundo idioma do aluno e o curso me ajudou muito nesse sentido”, completa Letícia.

Outro método de incentivo muito legal desenvolvido pela instituição são os Dollars CCAA, dinheiro fictício que o aluno conquista tendo bom desempenho nas atividades. Posteriormente o “dinheiro” acumulado pode ser trocado por prêmios na própria escola.

Dólar CCAA permite trocar dinheiro fictício por prêmios (Foto: Natália Campanholo)

Aos pais que lerem a reportagem, Gustavo reforça: “quanto mais cedo uma criança começar a se familiarizar com a língua, mais facilidade ela terá no aprendizado”.

Profº Leonardo com turma Kids (Foto: Natália Campanholo)

O aprendizado dos estudantes é analisado por meio de avaliações teóricas e práticas. Ao final de cada semestre, os alunos recebem um certificado, comprovando o nível em que se encontram na língua alvo. As provas são feitas de forma escrita e oral.

“O curso é exigente e periodicamente é realizado um balanço que avalia o desempenho e o aprendizado dos alunos. Caso seja necessário, é sugerido ao estudante que ele realize aulas de reforço, oferecidas gratuitamente. Esse e outros fatores fazem a qualidade comprovada CCAA” – afirma Andressa.

A equipe CCAA Mirassol é formada por oito profissionais entre professores de inglês e espanhol, agentes, diretoria e coordenação. A escola tem parceria com o colégio COOPEM, Asseumir e ASSIMI, que oferecem 25% de desconto no curso. Os alunos do CCAA também têm 50% de desconto na avaliação TOEFL, que valida o certificado de estudo do estudante internacionalmente.

Depoimento de alguns alunos:

Aluna Teens 1 – Nathalia Moreira Zampieri, 11 anos – faz aula há cerca de 3 anos, iniciou no kids.

“Gosto de brincar de conversar em inglês com as minhas amigas e com o meu irmão, vou aplicando tudo que aprendo durante o curso no meu dia a dia. O nível de dificuldade das aulas também vai aumentando, o que faz com que eu vá me dedicando e ao mesmo tempo gostando mais”.

Aluna Business – Cristina Gonçalves da Silva de Araujo, 42 anos

“Comecei a fazer aula no CCAA Mirassol em agosto de 2016, eu já tinha feito curso de inglês na adolescência, mas na época era muito diferente, não aprendíamos coisas práticas que utilizamos no cotidiano. Decidi retornar aos estudos para me atualizar, o que vai ajudar no meu mestrado e também durante viagens. Utilizamos o idioma para muita coisa, profissão, estudo e no curso aprendemos muita coisa prática, por exemplo, como pedir alimentação, informação, etc”.

Alunos do período noturno com a Profª Letícia (Foto: Natália Campanholo)
CCAA Mirassol está em novo endereço desde o final de 2016 (Foto: Natália Campanholo)

Equipe CCAA:

A equipe do CCAA é formada por oito profissionais entre professores, agentes, diretoria e coordenação.

Andressa Baldissera – Diretora

Bianca Fernandes do Amaral – agente de atendimento

Débora Fernanda de Oliveira – agente de atendimento

Edimeire Negrão Monteiro – agente de limpeza

Gustavo Villa – coordenador de Ensino

Hanniel Garcia – professor de espanhol

Leonardo Passoni – professor de inglês

Letícia Câmara – professora de inglês

Vem pro CCAA que a Bianca explica tudo pra você sair de lá matriculado (Foto: Natália Campanholo)