Imagem de pilgrimpassing por Pixabay

 

Presentes na maioria dos lares, os cães e gatos roubam a cena e despertam naqueles que ainda não possuem um animalzinho de estimação o desejo por adotar. Caso você se identifique e esteja levando em consideração a ideia de ter um pet como companhia, saiba que essa atitude pode contribuir para diminuir o número de animais em situação de rua, optando por acolher um bichinho que esteja nessa situação.

Em um bate-papo com o Mirassol Conectada, o psicólogo Leandro Azeredo Brito ressaltou que adotar um animal e cuidar dele, em qualquer contexto, costuma ser uma ótima experiência afetiva.

“Pessoas que moram sozinhas, casais com ou sem filhos, pessoas entristecidas por quaisquer motivos podem se beneficiar muito desse vínculo amoroso, que pode entre outras coisas, aumentar a autoestima, reduzir a solidão ou a depressão e aliviar a ansiedade. Cuidar de um animal nos ensina o respeito e a responsabilidade com os outros seres vivos”, explica o psicólogo.

Mas o profissional lembra, que mesmo com todos os benefícios oferecidos pela adoção, a relação, no entanto, deve ser de responsabilidade. “Faz-se necessário a compreensão de que qualquer outro que se relaciona conosco tem existência própria. Todo animal tem uma especificidade ligada a sua espécie, a raça e personalidade. Não adianta trancar um animal que precisa de espaço para correr dentro de casa que certamente ele vai comer seu sofá.
Observando esses cuidados, dialogar com eles costuma ser uma experiência amorosa que funciona melhor que muitos antidepressivos”, completa.

 

Muitas pessoas acabam adiando a decisão por não entender muito bem quais são os cuidados necessários que um animal de estimação demanda. Para esclarecer algumas dúvidas e dar aquele empurrãozinho que estava faltando para você realizar uma adoção responsável, Vitor Hugo Navarrete, proprietário da loja Entre Patas separou alguns pontos para serem levados em consideração:

Aspecto financeiro

Esse é um dos pontos importantes a serem levados em consideração no momento de adotar, pois o animal inevitavelmente irá gerar alguns gastos com alimentação, remédios, vacinas, algumas consultas ao veterinário e principalmente com a castração, que permite uma vida mais saudável ao pet, além de ajudar a evitar o abandono de outros animais que podem não ter a oportunidade de receber um lar com amor e atenção.

Espaço

Os amantes de pets que moram em apartamentos ou casas com pouco quintal sofrem grandes dificuldades na hora de adotar um animalzinho de estimação, principalmente quando se trata de cães. Mas não é motivo para abrir mão de uma adoção responsável.

De acordo com Vitor, é necessário levar em consideração alguns fatores antes de escolher o pet, o ideal nesses casos é optar por raças de pequeno porte, quem sabe você pode até optar por dar um lar a um cão que já seja adulto e que não vai crescer mais. “Eles se adaptam facilmente a pequenos ambientes pois necessitam de menos espaço para circular, descansar, se alimentar e fazer necessidades” – completa Vitor.

Em casos de apês, um gato pode ser a companhia ideal, eles são mais independentes e aprendem desde filhotes a fazer as necessidades na caixinha de areia. Não precisam de passeios e são bastante apegados ao espaço onde vivem. Ao contrário do que diz a lenda, os bichanos são ótimos companheiros e super carinhosos, adote um e veja por si mesmo. Você vai se apaixonar pelo romrom.

Afeto e tempo

Por último, a questão mais importante destacada por Vitor Hugo Navarrete é que todo animal precisa de amor e atenção, por isso o tutor deve saber antes de realizar uma adoção que ele está inserindo um novo membro na família e que terá que dedicar parte do seu dia para ele. No caso dos cachorros é preciso construir uma rotina de passeios para evitar estresse e ansiedade, ele também vai querer brincar e receber carinho. O gato, apesar de não ter a necessidade de sair de casa, também vai querer brincar e receber atenção de seu tutor.

Adote um pet

Agora que você já sabe todos os cuidados para serem levados em consideração na hora de adotar um pet, aproveite para conhecer alguns dos animais que estão disponíveis para adoção responsável em ONGs de Mirassol:

AMPA

ADOTADO!!!!🙏AJUDANDO NA DIVULGAÇÃO:Esse pequenino lindo 🐕 também foi vítima da crueldade do abandono 😢…Está em lar…

Posted by AMPA – Mirassol/SP. on Tuesday, June 23, 2020

Posted by AMPA – Mirassol/SP. on Monday, June 22, 2020

 

Bom dia pessoal!!!Ótimo semana a todos!!nós viemos aqui eu-Hope e meu amigo Chicletinho desejar um lindo…

Posted by AMPA – Mirassol/SP. on Monday, June 22, 2020

 

PAMDA

Olá pessoal boa trade essa fofura é a Laurinha muito dócil já está castrada e está para adoção responsável, quem se interessar entrar em contato com a gente !!!

Posted by Pamda Mirassol – Amigos do Bem on Monday, May 18, 2020

 

Posted by Pamda Mirassol – Amigos do Bem on Saturday, May 2, 2020

 

Posted by Pamda Mirassol – Amigos do Bem on Wednesday, April 29, 2020

 

Posted by Pamda Mirassol – Amigos do Bem on Wednesday, April 22, 2020