Prefeito de Rio Preto cobra medicamentos para hospitais da região

publicidade

 

O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, participou na manhã desta quarta-feira, dia 24, de videoconferência com representantes do governo do Estado e prefeitos de cidades polo. Durante o encontro virtual, o prefeito cobrou do Estado maior agilidade na aquisição de medicamentos para a intubação de pacientes em tratamento para Covid-19.

Tanto no Hospital de Base, como na Santa Casa de Rio Preto, os estoques de relaxantes musculares e sedativos estão críticos. Ambos os hospitais suspenderam as cirurgias eletivas para que os remédios possam ser usados por pacientes em estado mais grave.

“Quero reiterar meu pedido que já havia sido feito na última reunião que tivemos sobre a falta de medicamentos para intubação. É uma situação muito crítica que esses hospitais estão passando e precisamos de uma solução urgente”, afirmou o prefeito.

Em resposta, o secretário de desenvolvimento regional do Estado, Marco Vinholi, disse que esse é um problema nacional, uma vez que esses medicamentos estão em falta em todo o país. “Estamos atuando junto ao governo Federal e ao Ministério da Saúde para resolver essa situação”, disse o secretário.

Medicamentos para intubação de pacientes em tratamento para Covid-19 estão com estoques reduzidos no Hospital de Base e na Santa Casa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)

Proposta

Na semana passada o prefeito Edinho Araújo havia apresentado uma proposta para aumentar de quatro para cinco horas o tempo de abertura do comércio, com fechamento de todos os estabelecimentos não essenciais no domingo e na segunda-feira. No final de semana o Estado apresentou uma contraproposta de aumentar para seis horas o horário de funcionamento com fechamento dos estabelecimentos de domingo a terça-feira.

“Nós aceitamos essa contraproposta, pois sabemos da importância em se preservar vidas. Agora aguardamos uma posição do Estado para saber se podemos seguir este plano”, afirmou o prefeito.

Vinholi afirmou que irá se reunir com os membros do Conselho Executivo de combate ao coronavírus e que a resposta será dada o quanto antes “se possível ainda hoje”, disse o secretário estadual.