Prefeitura anuncia auxílio-alimentação para alunos da rede municipal

A partir de amanhã (13), pais de alunos matriculados nas escolas e creches do município que se cadastraram poderão retirar o kit-merenda; nova etapa de cadastramento será aberta na segunda-feira (18)

publicidade

 

Após muitas cobranças realizadas por pais de alunos e munícipes, A Prefeitura de Mirassol – juntamente com o Departamento de Educação, setor de Nutrição e Dietética e Conselho de Alimentação Escolar (CAE) – anunciou na manhã desta terça-feira, 12 de maio, que irá fornecer um auxílio-alimentação para os alunos da rede municipal. O anúncio foi feito durante a transmissão de uma live na página oficial da Prefeitura no Facebook, e contou com a presença do Prefeito André Vieira (PTB), da Diretora do Departamento de Educação Célia Paiola, da nutricionista e Chefe da Seção Técnica de Nutrição e Dietética Nilcea Ferreira da Costa Trevisa e da Presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) Vanderléa Cristina Martins.

De acordo Célia Paiola, em um primeiro momento o município abriu o cadastramento para os pais de alunos que mais necessitavam, para ter direito ao auxílio, o responsável não podia ser beneficiário de nenhum programa assistencial dos governos federal ou estadual. Quem realizou esse cadastro prévio poderá retirar o kit-alimento a partir de amanhã (13) até sexta-feira (15).

Horário de retirada nas creches: 

  • Berçarios 1 e 2 – das 8h às 10 horas;
  • Maternais 1 e 2 – das 10 às 12 horas.

Horário de retirada nas escolas:

  • .Matriculados de manhã -das 8 às 10 horas;
  • Matriculados à tarde – das 10h às 12 horas.

Já na próxima segunda-feira (18), o cadastramento será aberto novamente para os pais ou responsáveis que não se cadastraram e que tem interesse em receber o auxílio-alimentação. O interessado deve procurar a creche ou unidade escolar onde a criança está matriculada entre às 7h e 13 horas, munidos de documentos. Os cadastros poderão ser realizados até o fim de maio e a previsão é de que o auxílio seja entregue em junho.

Os kits com alimentos da merenda foram elaborados pela nutricionista da Seção Técnica de Nutrição e Dietética do município Nilcea Ferreira da Costa Trevisa, que levou em consideração o gasto calórico dos alunos e poderá apresentar diferença de itens devido à idade de cada criança.

Para retirar o auxílio alimentação e realizar o cadastramento, o pai ou responsável deverá comparecer sozinho e obrigatoriamente utilizando máscara, seguindo orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e decretos municipais devido à pandemia da Covid-19. Para retirada, se o pai ou responsável da criança não puder comparecer, deverá fazer uma autorização de próprio punho na qual conste nome, RG e endereço da pessoa autorizada.

Durante os esclarecimentos realizados em vídeo, Celia Paiola aproveitou para explicar como funciona o repasse feito pelo Governo Federal ao município para a merenda escolar e frisou que a maior parte do valor investido na alimentação das crianças é proveniente de recursos próprios. O auxílio é repassado ao município por meio do Pnae – Programa Nacional de Alimentação Escolar, que é vinculado ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Ainda segundo a diretora da pasta de educação, os municípios foram orientados pelo FNDE a aguardar e que durante as últimas semanas o departamento juntamente com os outros setores responsáveis pela alimentação dos alunos estava estudando os auxílios já realizados em outras localidades.

“Nós tivemos muita crítica, infelizmente, às vezes as pessoas não sabem, mas quando nós temos as crianças dentro da escola o que vem de verba para o município é tão irrisório que as pessoas não têm noção, o que alimenta de fato, sustenta a alimentação escolar a merenda da escola são recursos próprios que o município acaba investindo […] fazendo uma comparação, de quando nós começamos as aulas no início de fevereiro até o dia 23 de março, que foi quando nós suspendemos as aulas, em um mês e pouquinho nós gastamos de merenda aproximadamente R$ 227 mil para manter os alunos nas escolas e creches e nós recebemos dez parcelas no ano no valor hoje de R$ 62.700”, completa Célia.

O Prefeito André Vieira aproveitou para relembrar que os moradores que não tem filhos na rede municipal, mas que estão necessitando de ajuda podem procurar o Departamento de Ação Social. “Ressaltando que qualquer família que por ventura necessitar de uma ajuda um pouco diferente ou especial que procure o serviço de assistência social do nosso município que estará à disposição, como sempre esteve, para ajudar população vulnerável, carente ou que realmente esteja necessitando nesse momento de pandemia. Nós estamos preocupados, trabalhando por vocês”, declarou.

Confira o vídeo divulgado pela Prefeitura na íntegra:  

ESCLARECIMENTOS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR

Posted by Prefeitura de Mirassol – SP on Tuesday, May 12, 2020