Dia 22 de março foi celebrado o Dia Mundial da Água em várias partes do mundo com objetivo de conscientizar a população o quanto esse elemento é importante para a vida. Em Mirassol, desde o início deste mês, os moradores estão recebendo em casa um exemplar do Relatório de Qualidade da Água 2019, elaborado pela Sanessol.

Nesse material, o cliente pode entender como funciona o sistema de captação, distribuição, abastecimento e análises da água, além de ter acesso a recomendações importantes relacionados aos hábitos de consumo. Também é possível verificar que a concessionária atende ao Decreto nº 5.440/05 e à Portaria de Consolidação M.S.GM nº5, de 28/09/17 Anexo XX, que estabelece os procedimentos relativos ao controle e à vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Para o diretor da Sanessol, Antonio Hercules Neto, além de cumprir às exigências dos órgãos reguladores, esse relatório reforça a relação de transparência da concessionária com os clientes. “Estamos investindo constantemente em melhorias com o objetivo de proporcionar cada vez mais saúde e qualidade de vida para a população de Mirassol”, afirma. A versão digital do documento está disponível em: www.iguasa.com.br/sanessol.

 

Funcionamento do sistema e o cuidados para ter água de qualidade

Em Mirassol, a água é captada de duas formas: represa de captação do rio São José dos Dourados; e por meio de 13 sistemas compostos por 57 poços: Vale do Sol, Santa Claudia, Karina, Souza, Bico, São Pedro, Recanto de Alá, Ruilândia, ETA Centro, Village, Terra Vista, Parque das Flores e Golden Park. Todos os ossos sistemas são constantemente monitorados.

Essa água é tratada nos reservatórios e na Estação de Tratamento de Água do bairro São José, de acordo com as legislações vigentes e exigências do Ministério da Saúde e a qualidade é medida diariamente. A equipe técnica coleta amostras nos reservatórios e nos cavaletes dos imóveis para analisar propriedades como turbidez, cor, presença de cloro, entre outros.

Depois desse processo, a população deve fazer sua parte. O descuido com reservatórios e encanamentos dentro de casa pode comprometer o abastecimento da água e a qualidade de vida das comunidades.

“Sabemos que na maioria das vezes o morador quer realizar uma manutenção, mas acaba caindo num mercado informal por não conhecer um profissional com boas referências. É nesse cenário que a Iguá Serviços surge com o objetivo de atender as necessidades dos nossos clientes”, diz Fábio Rocha, gerente operacional da Iguá Serviços na cidade – uma empresa do mesmo grupo de uma das controladoras da Sanessol, a Iguá Saneamento.

Em Mirassol, a Iguá Serviços possui profissionais capacitados e credenciados para avaliar as condições hidráulicas dos imóveis e realizar a higienização de caixas d´água. O cardápio de facilidades e soluções à disposição da população compreende ainda orientações sobre o local de instalação e o tamanho apropriado da caixa d’água.

“Com esta iniciativa, passamos abrimos um canal para entender às diferentes demandas de cada cliente, o que pode compreender também as necessidades de estabelecimentos comerciais. Além de serem executados por técnicos treinados de acordo com todas as normas de segurança, há também a comodidade de pagamento dos serviços, que pode ser parcelado na fatura mensal de água”, completa Rocha.

A importância da limpeza da caixa d´água

A limpeza regular da caixa d’água e o seu correto fechamento é fundamental para preservar a qualidade da água que chega da rede de abastecimento. A recomendação é que sua higienização seja feita a cada seis meses. Este cuidado evita a proliferação de agentes causadores de doenças como diarreia, cólera, hepatite e leptospirose, e de mosquitos transmissores da dengue, febre amarela e chicungunha, além de evitar entupimentos ocasionados por acúmulo de sedimentos. “Nossos consultores são capacitados para examinar, analisar e fornecer o resultado do estado atual da caixa d’água dos imóveis residenciais e comerciais. Esse serviço é fundamental para identificar a qualidade da estrutura e se a saúde das pessoas está em risco”, explica Rocha.

Mais informações e agendamentos de uma visita de avaliação podem ser obtidos pelo telefone (17) 99613-1222 ou no Facebook: www.facebook.com/iguaservicos/.