Criado em 2017 pelo Lions Clube do Distrito LC-6, o “Reviva Óleo” conta com a parceria da Prefeitura, Departamento Municipal de Educação e a Sanessol (Foto: Ricardo Boni)

O projeto Educandário e a Escola Luis Carlos Matiel Pires foram palco das ações do “Reviva Óleo”, que desde o começo do ano vem entregando para instituições, que fazem a diferença na cidade, litros de óleo e alimentos não perecíveis.

Nessa semana, os estudantes entregaram aproximadamente 400 frascos de óleo de 900ml: sendo 200 para o Educandário, que acolhe 65 crianças no contra turno escolar e mantém uma Barraca de Pastel para arrecadar recursos e manter a instituição; e 200 a APAE de Mirassol, que hoje atende 250 alunos. As doações são para ajudar na diminuição dos custos e colaborar diretamente com a manutenção dessas organizações da sociedade civil e empresas do terceiro setor.

Criado em 2017 pelo Lions Clube do Distrito LC-6, o “Reviva Óleo” conta com a parceria da Prefeitura, Departamento Municipal de Educação e a Sanessol, empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental. No ano passado, a gincana arrecadou e descartou corretamente mais de 4 mil litros de óleo de cozinha usado, envolvendo 5 mil alunos da rede municipal.

A gerente operacional da Sanessol, Renata Ferrarese, diz que ações como essa têm o impacto direto nas residências de Mirassol, formando os futuros responsáveis pelo nosso planeta. “Além de ensinar, o projeto mostra como é importante preservar o meio ambiente e o quanto essas iniciativas socioambientais acarretam mudanças positivas para o ecossistema”, finaliza.

Segundo Dulce Thereza Amendola Orsi, assessora do Lions Clube de Mirassol para a Comissão de Preservação do Meio Ambiente, o projeto é permanente na cidade e a edição de 2022 já está confirmada. “Ainda estamos na fase de entrega dos alimentos e óleos de soja para as instituições sociais que atuam e fazem a diferença, contribuindo no combate à fome e auxiliando famílias e crianças carentes”, explica Dulce que também é presidente voluntária da APAE Mirassol.

Até o momento já foram coletados mais de 1.276 litros de óleo sujo de cozinha, trocados por 640 frascos de óleo novo e 113 quilos de arroz para entidades assistenciais de Mirassol. As escolas participantes foram: Cândido Brasil Estrela; Luís Carlos Matiel Pires; Wilson Paschoal; Bartyra de Aquino Noronha; Lauro Rocha; Maria Aparecida Panza D’Angeli; Lúcia Medina; Darcy Amâncio; e as creches Miguel Cione; Lucila Sarti; e Maria Luiza Domarco Marilu.

Confira todas as entidades beneficiadas:

– APAE Mirassol – 400 litros de óleo de soja;

– Casa da Prece Chico Xavier – 90 litros de óleo de soja;

– Centro Espírita da Paz – 36 litros de óleo de soja e 60 quilos de arroz;

– Casa do Caminho – 18 litros de óleo de soja e 30 quilos de arroz;

– Albergue Noturno – 18 litros de óleo de soja e 30 quilos de arroz;

– Centro Espírita Ieluz – 18 litros de óleo de soja e 30 quilos de arroz;

– Centro Espírita Renascer – 18 litros de óleo de soja e 30 quilos de arroz;

– Centro Espírita Alan Kardec – 18 litros de óleo de soja e 30 quilos de arroz;

– Caritas Paroquial Nossa Senhora do Carmo – 18 litros de óleo de soja e 30 quilos de arroz;

– Educandário – 200 litros de óleo de soja;

– Paróquia de Santa Luzia – 30 litros de óleo de soja;