Ícone do site Mirassol Conectada

Ronrom e charme: gatos conquistam cada vez mais os lares brasileiros

 

As pesquisas comprovam, os gatos estão conquistando cada vez mais os corações dos apaixonados por pets. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, atualmente existem 139,3 milhões de animais de estimação no país, com destaque para o crescimento das casas que escolhem o gato. De 2013 a 2018, ele foi o animal que mais cresceu nos lares brasileiros, com alta de 8,1%, em contrapartida, os cães, favoritos e ainda maioria da população pet foram os que menos ganharam espaço, crescendo 3,8% em cinco anos nos lares.

De acordo com números levantados pelo IBGE e atualizados pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil, em 2018 foram contabilizados no país 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. Os novos números confirmam a tendência de que cada vez mais pessoas e famílias buscam um animal de estimação para companhia. No entanto, com o maior número de pessoas morando sozinhas e em espaços menores, é patente o crescimento por animais cujo cuidados no dia a dia sejam mais simples e exijam menos espaço. Por isso o aumento dos felinos, principalmente em cidades maiores.

Em Mirassol, o proprietário da loja Entre Patas, Vitor Hugo Navarrete, explica que percebe ano a ano o aumento de demandas para a população felina. Ele acredita que essa mudança de comportamento se dá em primeiro lugar porque as pessoas estão buscando por pets que exijam menos trabalho e em segundo porque muitos preconceitos foram desmistificados, como o de que o gato não tinha apego ao dono.

“Eu percebo que a população de gatos aumentou de uns cinco anos para cá, primeiro porque o gato é um animal que se reproduz muito, então a população em si aumentou. Segundo porque o fato de o gato ser um animal de pequeno porte e de personalidade mais independente faz com que os cuidados sejam menores do que os demandados a um cachorro. Não é necessário estar brincando com o gato toda hora e não precisa levar para tomar banho e tosar com frequência. Basta ter uma ração de qualidade e água fresca que ele fica tranquilo no ambiente”, explica Vitor.

O proprietário da loja, especializada em produtos para animais de estimação, percebe que não só a demanda por produtos felinos aumentou, como também a procura por produtos de qualidade. A procura por cuidados veterinários também cresceu, os proprietários estão mais preocupados com a saúde e o bem-estar dos felinos.

Para quem está pensando em adotar um gatinho é bom estar preparado, inevitavelmente o pequeno vai conquistar o seu coração e te transformar em um “gateiro” – palavra utilizada para definir pessoas apaixonadas por gatos. Alguns pontos devem ser levados em consideração antes da adoção, o principal deles é que o de que o gato se reproduz rapidamente, por isso a castração aos seis meses é indicada por profissionais da área, não só para o controle da espécie como para a qualidade de vida do bichinho.

 

 

“Além de ser melhor para a saúde dele, segundo veterinários, o comportamento também melhora, ele fica mais caseiro, mais tranquilo e diminui a vontade de querer explorar o ambiente ao redor, tende a ficar mais no território, a ficar mais em casa”, conta Vitor.

Apesar de conquistar cada vez mais pessoas, os gatos ainda são vítimas de violência e maus-tratos, muitos ainda envenenam o bichano e por isso deixa-lo frequentar a rua não é uma indicação dos profissionais da área. Por isso é preciso levar em conta a disponibilidade dentro da casa, observar se o local oferece espaço necessário e a segurança que o felino precisa. Telar o espaço é uma das alternativas para lugares abertos. Basicamente o gato precisa de um comedouro, um bebedouro e uma bandeja higiênica. É bom também ter um arranhador, brinquedos e um lugar confortável para a soneca diária.  É necessário ter em mente que o gato é um ser vivo e, portanto, irá demandar alguns cuidados, como ir ao veterinário.

“O principal para adotar um pet é ter amor. Precisa ter amor acima de tudo para cuidar do bichinho. Só isso”, pontua Vitor.

Quem quiser mais dicas sobre o mundo dos gatos, acesse e siga as redes sociais da loja Entre Patas no Facebook e Instagram. Por lá você fica por dentro de todas as novidades relacionadas ao univeso pet.

Serviço:

Entre Patas – Rações e Acessórios Mirassol

Onde fica: rua 9 de Julho, 1670, no Centro de Mirassol

Funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 18h, aos sábados das 9 às 12h.

Whatsapp: (17) 99737-0385.

Siga a Entre Patas no Facebook

Siga a Entre Patas no Instagram

Sair da versão mobile