Especialista em Nutrologia garante que esse hábito é essencial para o funcionamento do organismo

Água é qualidade de vida

Todo mundo sabe que a água é vital para a a saúde de pessoas de todas as idades, não é mesmo? Portanto, cuidar do corpo torna-se ainda mais essencial nos dias quentes de Verão.

Com a chegada da estação, que promete altas temperaturas na região Noroeste Paulista, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a Sanessol lembra o quanto beber água é fundamental principalmente nos dias de sol.

Segundo a médica nutróloga Ana Valéria Ramirez, docente do Curso Nacional da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), do Hospital Servidor Público/São Paulo, cuidar da saúde no verão envolve principalmente cuidar da hidratação. “O clima quente e o maior tempo de exposição no sol contribuem de forma impactante no funcionamento do nosso organismo já que ele perde água ao tentar controlar a temperatura do corpo, por isso o consumo adequado de líquido, em especial dois litros de água por dia, é tão primordial para manter a saúde e o bem-estar”, explica.

A médica ainda ressalta a importância de redobrar a atenção para quem pratica atividade física pela necessidade do corpo repor a perda natural de água causada pela transpiração. “Quando ingerimos esse líquido, ajudamos nosso organismo a manter as ligações químicas, eliminar toxinas e também no funcionamento pleno dos órgãos”, complementa.

Água de qualidade na torneira
Em Mirassol, a população pode hidratar-se tranquilamente com água da torneira. A água distribuída nos 25 mil imóveis em Mirassol passa por etapas de tratamento com adição de flúor e cloro, sendo 40% na Estação de Tratamento de Água do bairro São José e os outros 60% nos reservatórios localizados em pontos estratégicos da cidade. O flúor é considerado pelos profissionais da odontologia um importante mineral para a manutenção da saúde bucal, principalmente durante a infância.

A qualidade desta água é medida todos os dias, cumprindo as normas exigidas pelo Ministério da Saúde. Para se ter ideia, são realizados mais de sete mil testes mensais em um laboratório especializado. A população pode acompanhar os resultados que comprovam a qualidade por meio do site https://www.iguasa.com.br/sanessol/informacoes-para-voce.ade.

A concessionária reforça que para manter esse nível de pureza da água é necessário adotar algumas medidas preventivas em seus imóveis como limpeza da caixa d´água a cada seis meses e dar manutenção nas tubulações internas para evitar vazamentos.

Hidrate-se!
• Não espere sentir sede para tomar água, porque essa senação já é um primeiro sinal de desidratação.
• O ideal é manter uma garrafinha de água sempre por perto para ser consumida com frequência.
• Beber água ajuda na digestão quando equilibrada com uma alimentação rica em fibras.
• A boa hidratação também ajuda na diminuição do apetite, melhora a circulação e ainda colabora para a saúde da pele e do cabelo.

Fonte: Dra. Ana Valéria Ramirez.