Sanessol moderniza Estação de Tratamento de Água

Sistema de automação permite maior controle dos níveis dos reservatórios, beneficiando cerca de 20 mil pessoas

publicidade

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro São José, pela sua grandiosidade, é um dos principais pontos de referência em Mirassol, além de ser essencial para o sistema de tratamento e distribuição de água no município.
Para se ter ideia da relevância desta estação, segundo a Sanessol, empresa do Grupo Iguá junto com a Aviva Ambiental, a ETA é responsável por abastecer 30% da cidade e distribui água para os bairros Renascença, São José, San Diego, Centro, Fartura, Tedeschi, Santa Casa, Santa Cruz, Navarrete, Nossa Senhora Aparecida, São Bernardo I, II e III, por meio de sete reservatórios.

Com o intuito de garantir sempre a qualidade e eficiência nos serviços prestados, a Sanessol investiu na modernização desta importante unidade com a instalação do Sistema Supervisório, um software capaz de proporcionar uma visão macro de todo sistema, otimizando ainda mais os processos.

O diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli, conta que as partidas dos conjuntos motobomba, responsáveis por receber e distribuir água, foram substituídas, com isso, agora, a equipe operacional da concessionária consegue controlar e receber os dados obtidos nos sensores desses instrumentos de maneira clara e objetiva. Essas informações são apresentadas virtualmente, seja no computador ou no smartphone.

De acordo com o diretor geral, esta tecnologia traz ganhos importantes para a empresa e para a população atendida, por proporcionar maior controle do funcionamento da Estação de Tratamento de Água, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados. “As principais vantagens dessa modernização estão nas possibilidades de análise e precaução. Com esse novo sistema conseguimos realizar estudos de tendências baseados no histórico de informações do banco de dados. Outro ponto positivo são os alarmes que sinalizam em tempo real o andamento de todo o processo, garantindo precisão nas resoluções de possíveis manutenções.”, explica Bizelli.

Como funciona a ETA São José

A água que chega até à Estação de Tratamento de Água vem da captação do rio São José dos Dourados, por meio de 7 km de adutoras; em seguida, ela passa pelas etapas de tratamento de oxidação, coagulação, floculação, sedimentação, filtração, desinfecção e fluoretação, garantindo a qualidade para o consumo, de acordo com todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Depois de tratada, por meio das redes de distribuição, a água vai para os reservatórios e, por fim, chega até os imóveis de aproximadamente 20 mil moradores, pronta para ser consumida.
Vale ressaltar que a qualidade da água é verificada a cada duas horas no laboratório de Controle de Qualidade da Sanessol. Uma equipe de técnicos especializados na área de Qualidade coleta, diariamente, amostras em todas as etapas do processo de tratamento, na ETA, nas saídas dos reservatórios e na rede de distribuição, para analisar propriedades físico-químicas e bacteriológicas.

“Para se ter ideia, são realizadas aproximadamente sete mil análises por mês, tudo para garantir a qualidade da água. Depois desses processos, é preciso que a população também faça a sua parte. É imprescindível cuidar das instalações hidráulicas e lavar a caixa d’ água a cada seis meses para evitar qualquer tipo contaminação”, reforça Bizelli.

Para saber mais sobre a Sanessol e os serviços prestados pela empresa em Mirassol, acesse www.igua.com.br/sanessol. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária: pelo telefone 0800 775 0195 ou WhatsApp: (17) 99641-3259.