Sanessol utiliza tecnologia de ponta nos sistemas de esgoto da cidade

See snake e gerador de fumaça são adotados pela concessionária para inspecionar com precisão as tubulações

publicidade

 

Sanessol utiliza tecnologia de ponta nos sistemas de esgoto da cidade (Foto: Ricardo Boni)

 

O esgoto gerado pelos moradores de Mirassol é 100% coletado e tratado. O caminho percorrido pelo efluente dos imóveis até às Estações de Tratamento Piedade, Fundão e Fartura, é longo e é feito por meio de tubulações subterrâneas. Devido à profundidade, esse tipo de manutenção é complexa por isso necessita de uma atenção reforçada da Sanessol.

Este ano, a empresa passou a utilizar em sua rotina de serviços o See Snake e o Gerador de Fumaça para detectar problemas como vazamentos em tubulações antigas e redes cruzadas. “Sempre implantamos processos eficientes para oferecer um serviço de esgotamento sanitário de excelência com foco no bem-estar e na saúde dos nossos clientes”, explica o diretor geral da Sanessol, Antonio Hercules Neto.

O equipamento See Snake é composto de uma sonda utilizada para filmar o interior das redes de esgoto, como se fosse um exame de endoscopia. As imagens são geradas em tempo real por meio de um monitor e, quando um problema é encontrado, um detector avisa o local exato por Bluetooth e imediatamente uma equipe inicia a manutenção. Esse trabalho acontece inicialmente na região Central de Mirassol.

Já o Gerador de Fumaça é um procedimento executado por meio da indução de uma substância atóxica nos Poços de Visita (PVs). Se houver pontos onde está chegando água de chuva, a fumaça é percebida pela equipe da Sanessol em poucos instantes, proporcionando um mapeamento dos locais exatos dessas ligações irregulares. Essa técnica está em fase de testes com sondagens realizadas no bairro São José. Os PVs ou bueiro são os locais por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos.

O que são redes cruzadas?

Você sabia que água de esgoto e de chuva não devem ser misturadas? É isso mesmo, as redes desses dois resíduos devem ser diferentes e individuais; a primeira é projetada para pouca quantidade de água, apenas originária da descarga ou dos ralos das pias encaminhada por meio de tubulações para as estações de tratamento de esgoto; já a outra é dimensionada para grande quantidade de água em um curto espaço de tempo, indo diretamente para os rios por intermédio das galerias pluviais.

Quando esse tipo de ligação é irregular, ou seja, encontra-se cruzada, pode ocasionar danos à população e ao meio ambiente como extravasamentos de esgoto dentro dos imóveis, nas ruas e mau cheiro.

Qualquer dúvida essas irregularidades, é só entrar em contato pelos canais de atendimento Rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, 0800 774 0195, WhatsApp (17) 99641-3259, facebook/sanessol.

Clique aqui e acompanhe a página da Sanessol no Facebook

 

Sanessol utiliza tecnologia de ponta nos sistemas de esgoto da cidade (Foto: Ricardo Boni)