O vereador Nando Nogueira e Abner Natalin Garçon, um dos coordenadores do grupo da comunidade surda em Mirassol (Foto: Divulgação/Câmara de Mirassol)

O suporte à comunidade surda mirassolense ganhará reforço em breve. Servidores de departamentos municipais devem receber treinamento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para garantir o acesso dos surdos aos serviços públicos.

O oferecimento de um curso básico de Libras a servidores que fazem atendimento ao público foi proposto em requerimento pelo vereador Nando Nogueira, na 23ª Sessão Ordinária. A atividade, que será desenvolvida por meio de uma parceria da Escola do Legislativo e a Prefeitura de Mirassol, tem como objetivo capacitar profissionais de todos os departamentos e com foco nas áreas da saúde, educação, assistência social, jurídica e no Paço Municipal.

O requerimento propõe que o Executivo indique e mobilize servidores para essa capacitação. O curso básico de Libras será oferecido gratuitamente aos profissionais e segundo o autor do documento, Nando Nogueira, os servidores de bancos como a Caixa Econômica Federal também podem participar do curso. Ele afirma que muitas pessoas surdas recebem benefícios no banco, mas que o local não conta com um interprete de Libras.

Acesso

Na última semana, o vereador Nando Nogueira esteve reunido com um dos coordenadores do grupo da comunidade surda em Mirassol, Abner Natalin Garçon. Ele relatou as dificuldades desses munícipes para conseguir simples atendimentos e informações em locais públicos e privados, o que seria resolvido com o conhecimento de profissionais em Libras.