Tok Musical – Escola de música e Estúdio (foto: divulgação)

 

2020 é ano de eleição e nós já estamos preparados para ouvir aquelas músicas que grudam nas cabeças, com os nomes e números dos candidatos a prefeitos e vereadores de Mirassol e região!

Desde as composições mais trabalhas até as paródias mais engraçadas, os jingles são as canções que contém uma mensagem musical publicitária, elaboradas com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade.

E não tem jeito: gostando ou não, você vai sair cantando depois de ouvir!

E quem está buscando por um jingle profissional encontra em Mirassol a Tok Musical Escola e Estúdio, liderada pelos professores Gustavo Amendola e Vânia Amendola, que desde 1995 dão aulas de música, tocam em casamentos e eventos, e também fazem gravações para cantores, bandas e jingles políticos da região toda.

 

Gustavo Amendola (Foto: divulgação)

 

Brincadeira que virou profissão

Com 25 anos de experiência em gravações de jingles políticos, não faltam histórias divertidas na Tok Musical. Logo no início do estúdio, Gustavo conta que, enquanto gravava um jingle de um candidato a vereador, seu irmão Adriano Amendola, com 8 anos na época, fez uma paródia da música.

“O candidato ouviu a minha paródia, gostou e falou: “Que tal botar o menino para cantar?”. E assim foi feito o jingle dele, com aquela voz de criança cantando. Deu tão certo que segui cantando desde então”, explica Adriano, que hoje tem 32 anos, é cantor profissional, e já compôs e cantou vários dos jingles gravados na escola do irmão.

Gustavo ao lado do irmão, Adriano Amendola (foto: divulgação)

 

 “Na hora H, não vou negar…”

Não vamos citar nomes de candidatos, mas quem é de Mirassol e já votou em eleições passadas provavelmente se lembra desse jingle, certo? Esse é só um dos mais de 100 produzidos na Tok Musical, e que ficaram marcados na memória de quem escuta.

E o melhor: em todas as eleições dos últimos anos, os jingles feitos no estúdio renderam candidatos eleitos!

Vânia explica que isso acontece porque o jingle trabalha diretamente a memorização: “No jingle, reforçamos a repetição do nome e do número do candidato, e isso grava mais na memória das pessoas. Ajuda muito as pessoas na hora de votar, porque, se der um branco, a música ajuda a lembrar do número”.

A gravação de um jingle

Existem duas opções de gravação de jingle: a composição própria e a paródia de uma música já existente. As duas opções envolvem um processo de escolha do estilo, criação de arranjos, composição da letra e a edição final, ou seja, é um trabalho bem detalhado.

 

Vânia Amendola (foto: divulgação)

Na Tok Musical, as gravações podem ser feitas com violão, teclado, guitarra, ukulele, baixo, viola e bateria.  Já as vozes podem ser gravadas pelo Adriano, pela Vânia e outros cantores profissionais da cidade, ou até mesmo pelo (a) próprio (a) candidato (a).

“Antes de criar qualquer jingle, conversamos com o cliente para entender o que ele gosta e o que precisa. No caso de jingle político, o ideal é que o candidato procure o estúdio com antecedência, pois, assim que liberado o período de campanha eleitoral, ele poderá divulgar a gravação desde o início”, orienta Gustavo.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as eleições municipais deste ano estão previstas para acontecerem em novembro. Mas os candidatos da cidade e da região já podem ir se preparando para que o jingle fique bem inesquecível na memória dos seus eleitores!

Clique aqui e curta a página da Tok Musical no Facebook

Clique aqui para solicitar um orçamento

Serviço

A Tok Musical Escola e Estúdio fica na Rua Vitório Genari, nº 2251, Bairro São José – Mirassol (SP).

Para fazer um orçamento via WhatsApp, é só enviar uma mensagem para (17) 99114 3335.