Rumo desiste de contorno ferroviário e anuncia mais viadutos, túnel e passarelas em Mirassol

Cruzamento com a linha férrea na região central de Mirassol (Foto: Leandro Seles)
publicidade

Na manhã desta quarta-feira, 07 de fevereiro, a empresa Rumo Logística apresentou uma nova proposta para os problemas de trânsito e segurança no entorno da linha ferroviária que corta Mirassol, Rio Preto e Cedral. O contorno ferroviário prometido e que foi previsto no novo contrato de concessão, assinado em 2020, não deve mais acontecer e será substituído por obras nos três municípios em questão.

A nova proposta foi apresentada em uma reunião no gabinete do prefeito Edinho Araújo, em São José do Rio Preto, e contou também com a presença do prefeito de Mirassol, Edson Ermenegildo, do prefeito de Cedral, Janjão, além de representantes da Rumo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).. O novo projeto foi chamado de “solução integrada” e contempla a construção de viadutos, passagens inferiores e passarelas de pedestres em diversos pontos.

Em Mirassol, o projeto deve contemplar três novos viadutos, que serão construídos na rua José Bonifácio (Centro), na rua 13 de Maio (Vila Maria) e na avenida Benedito José Garetti (bairro Karina). A proposta prevê ainda uma passagem inferior na rua Rui Barbosa e novas passarelas de pedestres, na rua Aristides Bacan (Centro) e nas avenidas João Batista Curi (São Bernardo), Benedito José Garetti (Karina), Lions Club (Vale do Sol) e Otávio Graziani (Santa Cruz).

Com isso, não haverão mais cruzamento em nível e cancelas e as locomotivas deixarão de utilizar as buzinas dentro de perímetro urbano do município. Previsão de obras com início neste ano e término em 2028. O novo projeto foi elaborado com a participação do Departamento de Planejamento Urbano de Mirassol e com acompanhamento do prefeito Dr. Edson.