Jair Lemos faz exposição em Rio Preto em homenagem a artista plástico

Evento terá exibições de curtas-metragens, shows musicais e lançamento de livro

Artista mirassolense Jair Lemos ao lado de seu padrinho artístico Orlando Fuzinelli (foto: arquivo pessoal)
publicidade

O artista plástico Jair Lemos fará uma exposição em homenagem ao também artista plástico rio-pretense Orlando Fuzinelli, padrinho artístico do mirassolense. A “Mostra Naif – Encontros”, que tem curadorias de Odécio Rossafa, Fernando Marques e Vicente Serroni, acontecerá nesta quinta, sexta e sábado, no Museu da Imagem e do Som (MIS) Fernando Marques, dentro do projeto Rio Preto Literário.

O projeto, organizado anualmente pelo artista e arte-educador Vicente Serroni, em comemoração ao aniversário de Rio Preto, este ano contará também com exibições de curtas-metragens, apresentações musicais e lançamento de livro.

Com uma trajetória de longa data no Brasil e exterior, Orlando Fuzinelli receberá a homenagem pelo conjunto de sua obra, com algumas cedidas por Odécio Rossafa, que também é marchand e colecionador de arte.

“Me senti muito honrado com o convite do marchand Odécio Rossafa para homenagearmos o Fuzinelli. Afinal, foi o Fuzi quem insistiu para que eu pintasse, como se soubesse que eu tinha esse dom. Além de um artista que produziu obras incríveis, reconhecido nacional e internacionalmente, ele é uma pessoa muito especial, por quem tenho grande apreço”, comenta Lemos.

O curador Odécio Rossafa contou que a iniciativa de homenagear Fuzinelli vinha sendo amadurecida. “O Fuzinelli é um artista de grande importância, não só no cenário rio-pretense como também no Brasil e exterior. Sendo assim, é oportuno homenageá-lo com uma exposição de seu afilhado artístico”, disse.

As apresentações musicais ficarão por conta do grupo Realejo e os músicos Fernando Manivela e Fernando Marques. Durante o período da mostra, serão exibidos os curtas-metragens “Vai pra Cuba, Comunista!”, “Atrás dos Muros do Profeta”, Um Dia com o Silva”, “Miguelavo” e “Zé do Pito – O Último Apito”. No último dia ocorrerá o lançamento do livro “Escravidão, Abolição e Democracia Racial” por Wladimir Miguel Rodrigues.

A mostra foi incluída no projeto Rio Preto Literário por sugestão de Fernando Marques que cedeu o MIS. “Esta sugestão foi prontamente aceita pelo Vicente Serroni, que entendeu sua importância. Com a adesão desses dois parceiros, e dos patrocinadores e demais pessoas que se engajaram, acredito que o evento, como um todo, será um grande sucesso”, completa Rossafa.

SERVIÇO

Evento: Rio Preto Literário – Mostra Naif

Data: 28, 29 e 30/03

Horário: 19 horas

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som Fernando Marques

Rua Albuquerque Pessoa, 189 – Santo Antonio/Rio Preto