Padarias de Rio Preto figuram no Guia Turístico das Padarias de São Paulo

Publicação destaca 148 padarias de 30 municípios paulistas com características que as tornam especiais para moradores e turistas

O Rei do Pão de Queijo é uma das principais padarias de São José do Rio Preto (Foto: Divulgação)
publicidade

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou na terça-feira (17) o Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo. A publicação destaca 148 padarias de 30 municípios paulistas com características que as tornam especiais para moradores e turistas. O guia é uma parceria da Setur-SP com a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de SP (Aipan) e com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo – Sampapão.

Na região, duas padarias de São José do Rio Preto conseguiram figurar no guia turístico, O Rei do Pão de Queijo e a Padaria Corsini27.

O Rei do Pão de Queijo nasceu em 1990, do sonho de Humberto e sua família, que deixaram o estado natal de Minas Gerais para tentar a vida em Rio Preto e fundaram a padaria. Logo, se tornou referência no setor, sempre reconhecida pela tradição, ingredientes selecionados, sabor e qualidade dos produtos, além de ter o melhor pão de queijo da cidade.

Endereço: Av. Bady Bassitt, 3090 – Boa Vista

A padaria Corsini27 foi aberta há 12 anos e é uma padaria artesanal, especializada em produtos de fermentação natural. Seu dono estudou na Itália e tem o diploma de Panificador Master.

Endereço: Av. Benedito Rodrigues Lisboa, 2450 – Jd. Bosque das Vivendas

Sobre o Guia Turístico das Padarias de São Paulo

A publicação inclui curiosidades como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², na capital; uma das mais antigas do país, em Santana de Parnaíba; padarias do tipo boutique, em municípios como São Bernardo do Campo, entre tantas outras. O guia é o pioneiro sobre o assunto no Brasil e também indica a origem da gastronomia e a inspiração de nacionalidade, como as padarias italianas, judaicas, francesas e entre outras.

“As padarias são a cara de São Paulo: acolhedoras, hospitaleiras, trazem memória afetiva e possuem uma qualidade impressionante”, diz o secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena. “Elas são parte da nossa história e do turismo de SP, e este guia que será traduzido também em vários idiomas é o início do avanço de um trabalho grandioso de divulgação e fomento do turismo gastronômico”, afirmou.

São Paulo tem 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Segundo dados do Sebrae, todos os dias cerca de 100 padarias são abertas no Brasil. Do total, 70% são de microempreendedores individuais (MEIs).

O presidente do Sampapão, Rui Gonçalves, agradeceu a oportunidade da parceria com o Governo de São Paulo na pauta, tão relevante aos profissionais da panificação. “Há anos temos a ideia de integrar as panificadoras paulistas na rota de turismo do nosso estado e finalmente recebemos esse grande presente que fomentará ainda mais o comércio e a riqueza histórica que temos também nos nossos estabelecimentos e com certeza acrescentaremos mais 150 padarias ao guia até o ano que vem”, disse o presidente.

Acesse o guia no link: www.turismo.sp.gov.br/guia-turistico-das-padarias