Responsabilidade Social: Sanessol lança segunda edição do Viva Visão aos seus colaboradores

Em parceria com o Instituto Ver & Viver, empresa fornece atendimento oftalmológico, exames de refração ocular e entrega de óculos reforçando sua prática de investir em qualidade de vida às pessoas

O projeto Viva Visão da Iguá é resultado de uma sinergia entre as áreas de Responsabilidade Social e Gestão de Gente e envolve, também, os programas de Bem-estar e de Voluntariado (Foto: Divulgação)
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A Iguá, uma das principais empresas de saneamento do Brasil, firmou pelo segundo ano consecutivo parceria com o Instituto Ver & Viver, associação sem fins lucrativos que proporciona às pessoas melhor qualidade de vida por meio da visão, a segunda edição do projeto Viva Visão, uma iniciativa focada na saúde visual e no bem-estar dos colaboradores da companhia por meio de atendimento oftalmológico completo. No ano passado, durante a 1ª edição do programa foram realizadas 908 triagens e 824 consultas oftalmológicas.

“Para 2022, expandimos o projeto a todas as operações da Iguá e poderão se inscrever e participar das consultas oftalmológicas. Identificada a necessidade de correção visual após a triagem inicial e consulta, aqueles colaboradores que recebem até 3 salários-mínimos podem escolher a armação e a entrega de óculos será 100% custeada pela Companhia. Os demais, que também receberem recomendação médica para utilização de lentes de correção visual, receberão um voucher com desconto para aquisição de óculos”, explica Érica Silvino, diretora de Gestão e Gente.

Na Sanessol, empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental, os atendimentos aconteceram na última semana. José Henrique de Carli Sabatin, encarregado operacional, aprovou a iniciativa. Há algum tempo, ele já sentia dificuldade em enxergar com o olho direito e durante a consulta foi confirmada a necessidade do uso de óculos para longe e de descanso. “Com o projeto, eu pude escolher uma armação de ótima qualidade e bonita sem custo. Sou muito grato por esta oportunidade que a empresa oferece para nós, colaboradores. Enxergar bem vai melhorar ainda mais meu desempenho no meu trabalho, minha qualidade de vida”, conta Sabatin.

Segundo o Instituto, cerca de 50% dos indivíduos de 14 a 35 anos que passam por esse tipo de triagem acabam precisando usar óculos no dia a dia. O percentual aumenta para até 80% a partir dos 36 anos. Essa questão tem impactos socioeconômicos. Em todo o mundo, 33% da população economicamente ativa têm problemas de visão não corrigidos que afetam a produtividade, de acordo com o Vision Impact Institute, entidade internacional que elabora estudos e pesquisas sobre o assunto. Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que mais de 800 milhões de pessoas não conseguem ter acesso a armações e lentes de grau.

“Na Iguá temos um compromisso claro e muito bem definido de cuidado com as pessoas. E oferecer tratamento e qualidade de vida aos nossos funcionários é uma forma de retribuir a eles o empenho dedicado à companhia”, completa o COO da Iguá, Péricles Weber.

O projeto Viva Visão da Iguá é resultado de uma sinergia entre as áreas de Responsabilidade Social e Gestão de Gente e envolve, também, os programas de Bem-estar e de Voluntariado que completou um ano de atividade em 2022: o VoluntarIguá. Desde seu lançamento, o programa de voluntariado interno da companhia já realizou mais de 360 projetos e ações filantrópicas que já impactaram ao menos 166 mil pessoas.

Saiba mais sobre os trabalhos de responsabilidade social realizados pela Sanessol no site www.igua.com.br/sanessol.