Em novo endereço, as criações no estúdio Steluti Tatuagem continuam a todo vapor

publicidade

Ainda na infância, Rafael Steluti descobriu sua maior paixão: desenhar. Foi durante uma pescaria, sentado à beira rio que traçou seu primeiro realismo, passando para o papel todos os detalhes captados por seus olhos. Não parou mais. Aprimorando seu talento para a pele, desenvolveu sua primeira arte corporal no pai, que o apoiou desde o início. Transformou o hobby em profissão e há 11 anos abriu em Mirassol o estúdio Steluti Tatuagem.

Hoje, com um público consolidado, o local atende cerca de 40 pessoas por mês e se adaptando à nova realidade, está atendendo em novo endereço. Atualmente integrado por ele e Jeff Bento como tatuador e Daniela Steluti no setor administrativo, o espaço passou a funcionar em um ambiente mais amplo, visando oferecer mais conforto e tranquilidade aos clientes. Localizado na rua Augusto Nacer Dalul, 24-64, no bairro Marilu, o ponto é de fácil acesso, tanto para quem é de Mirassol quanto para quem vem de cidades da região, por ficar localizado próximo à entrada da Washington Luís.

Equipe do Steluti Tatuagem em frente ao estúdio

Mas nem sempre foi assim. Quando tudo começou, o empreendimento precisou romper com tabus e paradigmas para atuar no ramo e conquistar clientes na cidade. De acordo com Steluti, manter o estúdio de pé foi difícil. À época, ele montou o empreendimento juntamente com um sócio que mais tarde rompeu a sociedade. Insistir no negócio valeu à pena, hoje ele aponta que o mercado se tornou mais favorável, com um crescente número de artistas e uma procura de interessados pela arte cada vez maior.

Steluti é tatuador e proprietário do estúdio

 

“Mirassol já tinha alguns tatuadores conhecidos na época, então para iniciantes no ramo conquistar clientes e manter o estúdio em pé foi muito difícil. A tatuagem já passava por um período de ascensão, com uma aceitação bem maior por parte da sociedade, mas ainda era um tabu em uma cidade do interior como Mirassol. Mas vamos vendo ano a ano o cenário se tornando mais favorável, com um crescimento no número de artistas e uma procura cada vez maior de interessados nessa arte”, explica Rafael.

Tocando o negócio sozinho, Rafael mostrou a que veio, especialista em desenhos realistas, o tatuador tem sua marca registrada em diversos corpos e carrega também algumas premiações que obteve através da arte. Participou de dois concursos de tatuagens, entre eles a 5ª Expo Rio Preto, que garantiu ao artista a segunda colocação com o trabalho abaixo:

Tatuagem do personagem Homem Aranha garantiu o prêmio

A arte foi elaborada em 2010, no corpo de Eduardo Ebringle, especialmente para concorrer na convenção. O desenho foi escolhido pelos dois e a tattoo foi realizada em quatro sessões, incluindo a realizada no dia do evento.

Eduardo Ebringle revela que conheceu Steluti em 2005, quando o estúdio foi aberto. À época, ele tinha apenas duas tatuagens, hoje não sabe ao certo a quantidade exata, já que com o tempo os desenhos foram se juntando. Apesar de acreditar que ainda existe preconceito por parte da sociedade, ele encara a arte corporal como estilo de vida.

Steludi ao lado de Eduardo Ebringle

 

 

“Hoje em dia a tatuagem é algo bem mais popular e aceito do que a décadas atrás, mas o preconceito e a rotulação ainda existem, sempre vão existir, pois infelizmente vivemos numa sociedade em que as embalagens valem mais que os conteúdos. Eu particularmente penso ao contrário, afinal uma “embalagem tatuada” é muito mais atraente que uma “lisa””, explica.

 

De ponto em ponto…

Apesar do talento comprovado quando o assunto é traços realistas, Rafael afirma não ter um estilo preferido e diz buscar inspiração em nomes como Maurício Teodoro, Fabio Bolito, Rafike, Carlos Cabral, Mordenti, Paul Booth, Victor Portugal e Anil Gupta. “Não tenho um estilo preferido, curto realismo, oriental, old school… e tenho preferência por tattoos preta e cinza. Mas faço qualquer estilo”, explica.

O corpo de Wilton Carlos Penteado Carvalho (PANDA), 27 anos, é uma mostra dos diversos estilos que Rafael já navegou. Wilton tem 70% do corpo preenchido por pigmentos, todos depositados por Rafael, que há cerca de sete anos traçou a primeira tatuagem dele. A mais trabalhada ocupa a costa inteira e foi realizada em 25 sessões em mais de 50 horas de trabalho.

A mais trabalhada ocupa a costa inteira e foi realizada em 25 sessões em mais de 50 horas de trabalho. Imagem: Vitor Irwing

“Procurei o Rafael para realizar minha primeira tatuagem – uma caveira, que sempre foi minha paixão – por indicação de um amigo. Logo no primeiro encontro já surgiu uma admiração por seu trabalho que só foi aumentando, hoje mais que meu tatuador, ele é meu amigo e todos os desenhos que tenho tatuados no corpo foram desenvolvidos e traçados por ele”, explica.

 

O Old School e o Neotradicional de Jeff Bento

Integrando o time Steluti Tatuagem há um ano, Jeff Bento descobriu a paixão por desenvolver artes corporais durante a faculdade de Design Gráfico, começou a se aperfeiçoar e atualmente é especialista em tatoos Old School e Neotradicional, seus estilos preferidos.

Os tatuadores Jeff e Steluti

O primeiro se refere a antiga escola de tatuagem, que é representado por grandes nomes da tatuagem mundial como Norman Collins e no Brasil por Bob Forttuna e Léo Lobinho. Já tatuagens Neotradicional são desenhos mais tradicionais da tatuagem do ocidente, misturando técnicas de pintura e new school, como o próprio nome já diz. Essa escola permite ao artista trabalhar com cores ilimitadas, sombreados leves, traços coloridos e volume e profundidade, dando um ar mais realista às obras.

Tatuagem por Jeff Bento
Tatuagem por Jeff Bento

Antes da tatuagem, Jeff trabalhava traçando desenhos realistas no papel. Os clientes encomendavam e ele desenvolvia, mas acabou optando por seguir como tatuador, atividade que requer estudos constantes. Sobre o momento dedicado à criação ele afirma: “me inspiro em vários, em vários estilos … inspiração vem de dentro e as vezes fora da tatuagem também”, pontua.

 

 

 

A tatuagem

Desenvolvidas em todos os formatos, tamanhos e para todos os gostos, a tatuagem é o resultado do depósito de pigmentos – coloridos ou não – insolúveis na pele. Para além do resultado, o processo envolve uma série de fatores, como a escolha do estilo pelo cliente e o talento e a criatividade do profissional que vai realizar a arte. Há relatos que datam que as tatuagens surgiram há pelo menos 3500 anos entre as tribos e clãs. Não existe um período exato, mas o fato é que a arte continua atual até os dias de hoje.

 

Referências

Fotostatuagem.com

Mundodastatuagens.com.br