Artesã mirassolense ensina a personalizar roupas para bonecas Barbie

publicidade

 

Desde os 9 anos Elen Bilachi observava sua mãe costurando. Enquanto a máquina pelas mãos da genitora desenhava novas peças para adultos ajudando a manter a renda familiar, ao lado, a imaginação da filha se espelhava e navegava criando suas próprias histórias e coleções de moda dentro do mundo lúdico da brincadeira com as bonecas. Hoje, aos 24 anos, ela desenvolveu a criatividade e usa o YouTube para divulgar seus vídeos autorais ensinando crianças e colecionadores a criar roupas e acessórios caseiros personificados. Com menos de 3 meses na internet o canal já conta com quase mil inscritos e 29 mil visualizações.

Desde a infância Elen é apaixonada pelas barbies, que também chama como “Dolls” (Foto: Arquivo Pessoal)

Elen criou o canal em agosto e lançou o primeiro vídeo no dia 5 de setembro de 2017. “Sempre gostei de Barbies e outras bonecas. Quando criança eu passava tardes brincando com elas montando casinhas e fazendo roupinhas. Por ser costureira, minha mãe sempre ajudava me dando tecidos e materiais para que eu também pudesse costurar. Isso marcou muito a minha infância, pois, passava horas criando e brincando. Artesanato sempre foi o meu forte e aprendi muito com a minha mãe”, conta em entrevista ao MC.

Ser uma colecionadora, pra mim, é se apaixonar por cada detalhe da boneca, cada rostinho, cabelo e looks diferentes. É ficar louca pelas novas coleções e pelas bonecas raras. Tudo isso é um hobby mas eu me considero uma aficionada pela Barbie. As que me chamam mais a atenção são as de corpos articulados, com cabelos diferentes, etnias variadas”, diz Elen.

Veja a seguir as criações da mirassolense:

Não são todos os colecionadores que desenvolvem vestimentas para as bonecas. Elen conta que alguns compram de pessoas que confeccionam e outros preferem manter as roupas originais da boneca.

Você sabia? Hoje são vendidas 172.800 bonecas por dia no mundo, ou seja, 2 barbies por segundo.

“Meu foco é ter Barbies que se encaixam para o tipo de trabalho que eu faço. Um exemplo, é a coleção Barbie “Made to Move”, elas são articuladas, consigo realizar vários movimentos, poses para fotos de look e vídeos para o canal. Sempre gostei de criar e sempre estive no “mundo” da costura. Com isso, uni a paixão pela Barbie com o prazer de criar”, diz a artesã. A boneca é marca registrada da empresa Mattel, Inc.

Para confeccionar as roupas Elen se inspira em looks de famosos, como o da cantora Anita, de blogueiras e fotos que encontra em redes sociais. “Para montar, em algumas utilizo cola de tecido e silicone líquido mas a maior parte eu costuro à mão”, diz ela.

A artista conta que a ideia de gravar os tutoriais surgiu da necessidade que sentia em liberar a sua criatividade. “Através dos vídeos a minha vontade de criar e ensinar consegue ser suprida. Cada vez mais pessoas encontram meu canal no YouTube, se identificam com os conteúdos e mandam mensagens agradecendo pelos tutoriais e dicas. Na produção de roupas ou outros itens para realizar os tutoriais, procuro gastar bem pouco. Utilizo materiais que já tenho em casa e retalhos de tecidos, pois, quero que o público que assiste ao canal consigam produzi-los. O canal atinge crianças e adultos, tenho que realizar o passo a passo de uma forma que todos aprendam e façam sem dificuldades. Realizo todos os tutorias e dicas com muito carinho e me dedico ao máximo para que seja fácil de entender e que o público goste do resultado. Estou muito feliz por cada dia ter mais inscritos e seguidores que interagem comigo e mandam mensagens nas redes sociais. Fico muito feliz com o feed back. Tenho planos de, no futuro, criar uma loja online de roupas e acessórios para Barbie, Monster High e outras bonecas personalizados”, finaliza.

Acompanhe o trabalho da artesã nas redes:

Youtube (www.youtube.com/barbietutoriais),

Instagram (www.instagram.com/barbie.tutoriais) e

Facebook (www.facebook.com/barbietutoriais).