Mirassol atinge frota de 51 mil veículos e trânsito fica cada vez mais caótico

Trânsito no centro de Mirassol (Foto: Prefeitura de Mirassol)
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O crescimento do fluxo de veículos pelas ruas de Mirassol ficou evidente nos últimos anos com vias cada vez mais movimentadas. A cidade atingiu em janeiro de 2024 uma frota total de 51.138 veículos registrados. Os dados são do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e entram na conta carros, caminhonetes, caminhões, motos, tratores, ônibus, entre outros.

A lista de veículos mais numerosos em Mirassol tem os carros em primeiro lugar, com 26,8 mil unidades; na sequência aparecem as motos, com 10,5 mil; caminhonetes, com 4,4 mil unidades; camionetas, com 1,8 mil unidades e caminhões, com 1,4 mil.

Comparando os dados com os dos últimos anos, a frota de veículos em Mirassol se multiplicou a uma velocidade impressionante. Em 2010, o número total era pouco mais da metade do valor atual, com 28,5 mil; em 2001 o número total era de 14,8 mil. Ou seja, em 23 anos a frota cresceu quase 250% na cidade.

O reflexo desse crescimento pode ser observado e sentido por qualquer pessoa que mora ou dirige pela cidade. O trânsito está cada vez mais lento e cruzamentos registram filas cada vez maiores de carros, a avenida Modesto José Moreira (rua do Lar dos Velhinhos), as marginais da rodovia Washington Luís, os trevos de acesso à cidade, as ruas Nércio Benedito Leal/13 de Maio (no bairro Vila Maria) e as vias do centro são apenas alguns dos pontos mais caóticos para o trânsito.

Outro fator que complica é a ferrovia, que corta a cidade de ponta a ponta e a divide em praticamente dois lados ligados em apenas sete pontos entre passagens de nível e viadutos, o número é praticamente o mesmo de 30 anos atrás, enquanto os veículos quase que quadruplicaram. Essa realidade não deve mudar tão breve, visto que a Rumo, empresa responsável pela malha ferroviária que corta a região, desistiu dos planos de tirar os trilhos da cidade e pretende apenas modernizar os pontos já existentes com viadutos ou túneis, medida que não deve contribuir muito para diminuir o fluxo de carros entre um lado e outro, mas por outro lado deve eliminar as filas quando o trem está de passagem.

A empresa foi questionada pela reportagem sobre a possibilidade de construção de mais pontos de ligação, com novos viadutos ou passagens de nível, mas retornou os nossos questionamentos apenas afirmando o que já foi noticiado em outra reportagem do Mirassol Conectada: que vai construir viadutos e túneis onde atualmente existem passagens de nível, como na rua 13 de maio, rua José Bonifácio, rua Rui Barbosa e na ligação entre a avenida Benedito José Garetti com a estrada municipal Antônio Navarrete Barroso. Ao todo as obras previstas para Mirassol são:

• 3 viadutos rodoviários
• 1 passagem inferior
• Novo viário
• 07 passarelas de pedestres
• Fechamento de todos os cruzamentos em nível em área urbana
• Vedação da faixa de domínio no perímetro urbano

O cronograma de obras será executado até o ano de 2028 e somará mais de R$ 500 milhões em investimentos considerando as obras de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. A empresa não confirmou se vai criar novas passagens além das já existentes.

Confira a nota na íntegra:

As obras previstas para Mirassol fazem parte de uma solução integrada para resolver os conflitos urbanos entre ferrovia e vias municipais. A medida substitui o contorno ferroviário que seria construído na região, cuja construção deixou ser recomendada após uma análise conjunta feita por órgãos técnicos, pesquisadores e a própria sociedade a partir das audiências públicas realizadas em 2022, quando o projeto foi apresentado em Cedral, Bady Bassit e Mirassol.

As obras previstas para Mirassol são:
• 3 viadutos rodoviários
• 1 passagem inferior
• Novo viário
• 07 passarelas de pedestres
• Fechamento de todos os cruzamentos em nível em área urbana
• Vedação da faixa de domínio no perímetro urbano

O cronograma de obras será executado até o ano de 2028 e somará mais de R$ 500 milhões em investimentos considerando as obras de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. O cronograma detalhado de todas as obras no município será desenvolvido conforme o avanço dos projetos executivos de engenharia que serão elaborados. Em Mirassol, as primeiras obras devem ser iniciadas em 2025.

Procurada para comentar sobre os investimentos e os planos para o trânsito na cidade, a Prefeitura de Mirassol afirmou que uma das medidas tomadas nos últimos anos para organizar o fluxo de tráfego foi a implementação de sentido único em diversas vias do município, segundo a prefeitura, essa iniciativa tem sido uma estratégia eficaz para melhorar a fluidez do trânsito em áreas críticas. Os próximos investimentos incluem obras e materiais de sinalização, implementados conforme a demanda e de acordo com um plano estratégico para melhorar a mobilidade.