Conselho Comunitário de Segurança é reativado em Mirassol

Os Consegs (Conselho Comunitário de Segurança) do Estado de São Paulo são entidades formadas por representantes da comunidade, autoridades policiais e membros do governo local (Foto: Divulgação)
publicidade

No dia 26 de fevereiro de 2024 ocorreu na sede do 52º BPM/I a primeira reunião do CONSEG (Conselho de Segurança Comunitário) do município de Mirassol, reunião essa que marca a reativação do Conselho que vinha há alguns anos sem atividades. A reunião foi presidida pelo novo presidente Ricardo Levi, contando com a participação da Diretoria e dos membros natos (Delegado de Polícia Dr. Jairo Benetti e Capitão Rafael Helena, Comandante da 1ª Companhia). Todos foram recepcionados pelo Comandante do Batalhão, Tenente Coronel PM Ubirajara Pisani Filho.

Os Consegs (Conselho Comunitário de Segurança) do Estado de São Paulo são entidades formadas por representantes da comunidade, autoridades policiais e membros do governo local. Eles trabalham em conjunto para promover a segurança pública, discutindo questões de segurança, identificando problemas locais e desenvolvendo estratégias para prevenção e combate à criminalidade em suas respectivas áreas. Isso pode incluir a realização de reuniões regulares, campanhas de conscientização, programas educacionais e colaboração com as forças policiais.

Cada CONSEG é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vincula, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria da Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

A participação no CONSEG é aberta ao público (Foto: Divulgação)

Na reunião foram apresentados os membros da diretoria e foi estabelecido de forma unânime um propósito ao Conselho: a exemplo do que tem ocorrido com todas as outras cidades da região, verificou-se a necessidade do uso da tecnologia em prol da segurança, notadamente o uso de câmeras com funcionalidades de inteligência, possibilitando integrar a cidade na chamada “Muralha Paulista”.

O uso dessa funcionalidade possibilita a melhoria na prevenção criminal, na rápida respostas aos crimes ocorridos e na agilidade na apuração dos ilícitos penais. Na ocasião foi citado o exemplo de Bady Bassitt, um dos municípios que mais cresceu no noroeste paulista – a cidade possui monitoramento pioneiro na região e auxiliou na diminuição em cerca de 80% na criminalidade como um todo

A participação no CONSEG é aberta ao público. Interessados em participar do Conselho podem inteirar-se na Base da Policia Militar no da Delegacia de Polícia da cidade.