8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica nesta sexta-feira

publicidade

 

Recebe alta hospitalar nesta sexta-feira, dia 6 de março, o paciente Miguel Carvalho, de 5 anos, o oitavo paciente da Funfarme/HCM que recebeu um transplante de coração infantil na instituição. Foram 35 dias internados após sua cirurgia, que aconteceu no dia 31 de janeiro. O pequeno morador de Pereira Barreto estava internado há quatro meses na UTI cardiopediátrica do HCM por ter a taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que colocava em risco a sua vida. Foi o oitavo procedimento em criança na história do complexo Funfarme, já que o Hospital de Base de Rio Preto, que também integra a instituição, havia realizado dois antes de 2013.

O doador foi um menino de 9 anos, morador de Itajaí, cidade de Santa Catarina, 900 quilômetros de São José do Rio Preto. Como em todo transplante de coração em que doador e receptor são separados por grandes distâncias, este exigiu uma luta contra o tempo, já que, o período entre a retirada e o transplante deve ser de, no máximo, quatro horas.

O Hospital da Criança e Maternidade e o Hospital de Base forma um dos complexos que mais realizam transplantes de órgãos e tecidos do Brasil, sendo referência para todo o país. Desde 1992, quando ocorreu o primeiro transplante na Funfarme, já foram realizados mais de 5.200 transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Destes, 112 foram de transplantes de coração em adultos e crianças.

São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado.

Paciente Miguel Carvalho, de 5 anos, o oitavo paciente da Funfarme/HCM que recebeu um transplante de coração infantil na instituição (Foto: Divulgação)