Chuvas comprometem estruturas de casas populares no Vale do Sol

O muro cedeu por causa das fortes chuvas (foto: reprodução)
publicidade

As fortes chuvas dos últimos dias comprometeram as estruturas de pelo menos três casas no bairro Vale do Sol, em Mirassol, sendo duas delas moradias populares e uma construída em situação irregular.

Os dois imóveis afetados foram construídos e entregues pela Prefeitura em 2012, por meio do Programa de Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social para mulheres chefes de família, com grande número de filhos e com renda inferior a meio salário mínimo. Na ocasião, Maria Conceição da Silva Chaves, hoje com 54 anos, foi uma das beneficiadas, porém, nesta semana ela vivenciou de perto a possibilidade de ter o seu sonho da moradia própria sendo destruído: na segunda-feira (26) ela passou por um susto ao ver o muro de sua casa desmoronar com o grande volume das águas pluviais.

Devido ao perigo que a situação oferece, já que com a queda do muro a terra cedeu e pode ceder ainda mais e invadir as casas, comprometendo as estruturas das mesmas, a Defesa Civil foi acionada para ir até o local e avaliar os riscos em todas as residências.

Em contato com a Prefeitura de Mirassol, fomos informados de que na manhã desta terça-feira, 27, engenheiros e assessores se reuniram para discutir o problema e tomar medidas emergenciais para preservar as famílias que moram na localidade. O laudo da Defesa Civil indicou a necessidade da construção de um muro de arrimo para preservar as edificações, pois quando os imóveis foram construídos essa sustentação não foi feita.

Por ora, as casas em si não foram comprometidas, porém como há previsão de chuva para os próximos dias, a Prefeitura, por meio da Assessoria de Habitação, sugeriu aos moradores que se mudassem para uma casa alugada ou que se hospedassem em um hotel, os valores das mudanças e demais despesas seriam custeadas pelo município, porém eles não querem deixar seus imóveis.

Agora, o executivo deve abrir uma licitação emergencial para contratação de uma empresa para realizar a obra o mais rápido possível.

A terceira casa atingida é particular, ela foi construída em local irregular e também foi afetada pelas chuvas. O imóvel estava alugado e o locatário também esteve no local e está providenciando a mudança para a família.

“Com a chuva de ontem o muro da minha sogra cedeu, a Defesa Civil esteve no local para decidir sevai interditara casa ou não. Minha sogra separou do marido no começo desse mês, ela cuida da mãe dele, que tem 65 anos e é acamada, desde então porque nenhum filho quer, ela também tem vários problemas de saúde e além disso perdeu o pai no dia 21 agora e pra finalizar o ano vem essa tragédia”, contou Priscila, que é nora de Maria e foi quem entrou em contato com o Mirassol Conectada relatando a situação.

Chuva compromete estrutura de casa no Vale do Sol, moradora pede ajuda evitar perda do imóvel (Imagem: reprodução)