Confira algumas dicas para proteger o seu cão do calor forte do verão

publicidade

O verão teve início não faz muito tempo e já podemos sentir que o calor já se tornou predominante na região. Nesta semana, os termômetros podem chegar aos 34ºc em determinados horários de alguns dias. O calor afeta tanto a nós, humanos, quanto nossos animais de estimação, principalmente os cães. Os principais riscos devido às altas temperaturas é a desidratação e a insolação.

Cães precisam de atenção redobrada durante períodos de calor intenso (Foto: divulgação)

 

Por isso é importante ficar atento a alguns cuidados básicos que devemos ter com nossos animais de estimação. Como os pets são mais pequenos, eles estão mais próximos do chão e consequentemente sentem mais calor devido ao aquecimento que vem do solo.

Confira algumas dicas que o especialista em cuidados pet, Vitor Hugo Navarrete, da loja Entre Patas de Mirassol preparou: 

Evite horários de maior intensidade do sol

É natural que qualquer cachorro goste de ficar na área externa da casa durante o dia, evite atividades que o leve a ficar muito tempo exposto ao sol, como passear ou brincar em áreas abertas, principalmente  entre às 9 e 17 horas. Opte por essas atividades antes das 09h da manhã ou mais próximo ao pôr do sol.

Cuidados com a superexposição ao calor

Quando um cão está muito ofegante é sinal de que ele pode ter ficado muito exposto ao sol ou calor, sendo assim, leve o animal para um ambiente fresco e ofereça água. Os cachorros também podem estar sujeitos a febres e até taquicardia dependendo do caso. Em situações assim, leve o cão imediatamente até um veterinário.

Protetor solar para cães de pelagem branca

Existe uma regra básica da ciência que se aplica até mesmo na cor da pelagem do seu cãozinho. Cor escura tende a absorver mais os raios de sol, já cães e gatos de pelos brancos precisam de cuidados a mais, pois estão sujeitos a desenvolver câncer de pele, na ponta do nariz e orelha. Cachorros que gostam de deitar de costas para o sol podem apresentar a doença na barriga. Procure um protetor solar próprio para cães e mantenha o seu animal mais protegido. Passe o produto nas áreas vulneráveis mencionadas acima. Para obter mais informações sobre o produto você pode entrar em contato diretamente com Vitor, por meio do Whatsapp (17) 99737-0385.

Mantenha o seu animal sempre hidratado

Garanta que o seu cão sempre tenha à disposição água fresca e limpa, seja no quintal, dentro de casa ou durante o passeio diário. Se você fica fora a maior parte do dia, também é possível congelar a tigela com água um dia antes para que o animal tenha sempre água fresca enquanto o gelo derrete. Outro truque é umedecer ração e depois congelar.

Cães de focinhos curto precisam de mais cuidados

Algumas raças de cães estão sujeitas a sofrer mais com o calor, principalmente os do tipo que tem o focinho achatado (buldogue, boxer, pug, etc). Eles podem acabar desenvolvendo a “síndrome braquicefálica”, podendo até mesmo falecer devido a doença se expostos a um calor muito intenso.

Tosa em cães de pelagem grande

Lembre-se sempre de manter o seu cão tosado caso ele tenha alguma pelagem muito pesada, isso ajuda-o a superar o calor. Cuidado com viagens, pois até mesmo os cães de pelo curto podem superaquecer dentro de um carro. Garanta ventilação e hidrate-o com água fresca sempre.

Esse conteúdo foi útil pra você? Então siga a loja Entre Patas no Facebook e fique por dentro de mais dicas e novidades!