Educadores da escola Tufi Madi desenvolvem projeto de empreendedorismo com alunos

Estudantes estão aprendendo a desenvolver aromatizadores e também sobre empreendedorismo (foto: divulgação)
publicidade

A escola estadual Tufi Madi implantou no segundo semestre deste ano um projeto de empreendedorismo e artesanato, com o intuito de preparar os estudantes do terceiro ano do ensino médio para o mercado de trabalho. Desenvolvidas dentro da disciplina de eletivas, com os estudantes do ensino integral, as aulas fazem parte da grade diversificada do currículo e têm envolvido os alunos desde que foram iniciadas.

Os professores responsáveis pelo desenvolvimento da grade curricular são Keula Nunes, de língua portuguesa e inglesa, e Márcio Bachiega, de matemática. Ambos realizaram especializações nas áreas para poderem repassar o conhecimento aos alunos. Ao todo são 16 participantes.

O aprendizado envolve desde a etapa básica sobre como montar e administrar uma empresa, incluindo planejamento, fluxo de caixa, controle de estoque e marketing digital até o desenvolvimento na prática dos produtos artesanais. Os orientadores escolheram a área de artesanato pois já tinham experiência e também por se tratar de uma possiblidade que oferece um grande leque de opções para gerar renda extra após o término do ensino médio.

“Cada aluno está se identificando dentro de um setor, tem aluno que gosta de fotografar, tem o que gosta de embalar, tem a parte de artesanato, então cada um está encontrando algo. Vamos orientando e ensinando as receitas porque amanhã ou depois caso não tenham emprego pelo menos eles têm de onde começar o próprio negócio”, explica Keula.

Nas aulas práticas os estudantes estão aprendendo sobre aromatizadores, obtendo conhecimento sobre os tipos de essências e óleos essenciais e as funções de cada um. Eles aprenderam a montar difusores de varetas, difusores para carros, home spray, águas de lençóis, sabonetes e velas aromáticas. Além disso, também estão sendo desenvolvidas as partes de exposição dos produtos para que eles cheguem até o potencial cliente, como criação das redes sociais, criação de logo, fotografia e edição de imagens. Os próprios estudantes escolheram o nome da empresa criada por eles “Dimensão dos Aromas”.

O diretor, Lucas Henrique Ferreira Lopes, acrescenta ainda que a escola, diante desse novo modelo pedagógico, busca cada vez mais oferecer um ensino de qualidade à população mirassolense e convida a todos a conhecerem as dependências da Escola Tufi Madi.

Confira alguns produtos produzidos pelos alunos do projeto:

Vela aromatizada com tema de fundo do mar:

Velas com efeito surpresa e velas aromáticas personalizadas:

Difusor de ambientes e difusor de carros:

Águas de lençóis e home spray:

Sabonetes e mini sabonetes veganos:

Kit sabonete líquido, aromatizador e home spray e sachês perfumados:

Mais sobre o projeto

O projeto visa entregar total autonomia para cada participante, para que eles aprendam a desenvolver na prática cada item e obtenham uma visão empreendedora sobre o funcionamento de uma empresa.

“Durante o projeto eles aprenderam fotografia, edição de fotos, marketing, inclusive o Instagram foi criado por eles, eles escolheram o nome, as cores, tudo. Eles também prenderam sobre fluxo de caixa, planilha, abordagem de vendas, entre outros temas relacionados”, explica a professora Keula, que complementa: “eles montaram uma empresa do zero com o objetivo de aprender na prática sobre o funcionamento, caso futuramente queiram trabalhar com esse segmento.”

Os produtos produzidos pelos estudantes já estão sendo comercializados por eles, que já receberam encomendas grandes, como uma feita especialmente para o Dia dos Professores. Quem quiser comprar basta entrar em contato com a Dimensão dos Aromas pelo Instagram, todo o dinheiro arrecadado com a venda será revertido para a formatura deles!

Clique aqui e siga a página Dimensão dos Aromas no Instagram

Os alunos já foram até mesmo visitar uma fábrica de velas em São José do Rio Preto, para conferir de perto como é a produção em larga escala desse tipo de item. O Sebrae também foi até a escola para realizar uma palestra para eles sobre empreendedorismo.

No final do ano, deve acontecer a culminância, onde os estudantes irão apresentar o resultado do projeto para a escola toda. O intuito é que o projeto continue acontecendo nos próximos anos.

Faça parte da escola

A escola estadual Tufi Madi está aberta para a comunidade em geral para quem tiver interesse em conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pelo espaço. Quem faz o convite é o diretor da unidade, Lucas Lopes. “Venha conhecer a nossa escola e se integre mais sobre os aprendizados e as atividades realizadas pelos nossos alunos!”, finaliza o diretor.