Esgoto não é lixo

Sanessol e Esap alertam moradores de Mirassol e de Palestina sobre a importância do descarte correto de objetos e alimentos para evitar entupimento nas residências

publicidade

 

Entupimentos da pia de cozinha e de vasos sanitários são gerados por maus hábitos da população, por isso a Sanessol e a Esap  – concessionárias de água e esgoto Mirassol e Palestina, respectivamente – reforçam que é preciso que restos de comida, etiquetas de alimentos, embalagens, preservativos, fios de cabelo e óleo de cozinha sejam descartados no lixo e não pelo ralo. Anualmente, em Palestina são encontradas, em média, 35 toneladas de resíduos nas Estações Elevatórias e nas entradas das Estações de Tratamento. Já em Mirassol, o número é ainda maior, chegando à 116 toneladas encontrados nas ETEs Piedade, Fundão e Fartura.

Esse problema acontece porque as redes coletoras – responsáveis por levar os resíduos dos imóveis até às estações de tratamento – são dimensionadas apenas para o esgoto doméstico, resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. Quando outros produtos são descartados ocorre os entupimentos e rompimentos de rede, provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou, até mesmo, extravasamentos nas ruas.

Especialistas afirmam que um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de um milhão de litros de água (Foto: Divulgação)

Conheça como lidar com os principais vilões:

Óleo de cozinha: para descartá-lo, colocar em um recipiente com tampa (garrafa PET ou embalagem de vidro). Esses insumos não são diluídos em água, e além de causar entupimentos da pia da cozinha, prejudicam a rede de esgoto e o processo de tratamento. Especialistas afirmam que um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de um milhão de litros de água.

Pó de café: jogar sempre no lixo. Aparentemente inofensiva, a borra de café é uma das maiores vilãs quando se trata de pias de cozinha. Aquele resto de pó de café costuma colar nas paredes dos canos junto com a gordura dos utensílios, formando um bolo pegajoso que a água não consegue ultrapassar.

Restos de comida: esses resíduos podem entupir as tubulações principalmente arroz, farinha e macarrão que grudam e incham em contato com a água.  Para não entupir a pia da cozinha, é preciso jogar os restos de comida em um lixo, limpando os pratos antes de lavar a louça. Também é necessário retirar o excesso de gordura dos pratos com um pedaço de papel para que a mesma não vá para o encanamento.