Galeria obstruída provoca enchente e estragos em Ruilândia

publicidade

 

É só aparecer uma nuvem mais escura no céu que Seu Ernandes e Seu Aparecido se desesperam. É que eles temem que volte a acontecer o que provocou pânico nos moradores da Rua Bento de Freitas Servolo, em Ruilândia, Distrito de Mirassol, no dia 9 de janeiro.

O quintal desta casa mais parecia um rio. No imóvel onde Ernandes mora, o estrago foi grande: todos os cômodos foram tomados pela água, sendo um risco grande de contaminação de doenças para as filhas pequenas.

“Minha esposa ligou para mim apavorada. Cheguei em casa e a porta não tinha como fechar devido à pressão da água. Os móveis de casa, eu perdi quase tudo”, conta o morador.

Nos quintais, o cenário era de destruição. A galeria entupida não conseguiu escoar a água da chuva, que voltou, atravessou a rua e invadiu todas as construções deste outro lado. Foi o cunhado do aposentado Aparecido Donizete Florindo que, com uma enxada, cavou um buraco na propriedade que fica aos fundos. “O meu cunhado correu na hora e tirou um pouco da água, porque senão derrubaria até a casa”, afirma Seu Aparecido.

O vereador Sergio Leiteiro foi chamado pelos moradores e foi até o local no dia em que a água subiu e também acompanhou a equipe de reportagem da TV Câmara. “Se não houver, por parte da Prefeitura, uma ação rápida, provavelmente, (a enchente) vai ocorrer novamente, pois o local está da mesma maneira que se encontrava no dia da chuva”, disse o vereador.

De acordo com o legislativo, uma providência já foi cobrada da Prefeitura de Mirassol, que até agora não resolveu o problema.

Moradores de Ruilândia sofrem com problemas causados pela chuva (Imagem: Reprodução/TV Câmara)

Enquanto a solução não vem, ainda surgem outros contratempos. “Em dia de chuva, a água vem desses encanamentos e fica empoçada. E faz sol quente, a água não vai embora, dá um vento e o mal cheiro vem para nós. O esgoto vem e aqui e para. Fica difícil para sobreviver aqui”, reclama o morador.

Confira a reportagem completa da TV Câmara no Youtube: