Poupatempo em Neves Paulista (Foto: Divulgação)

O vice-governador do Estado e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, anunciou na sexta-feira (10), durante evento em São José do Rio Preto, a inauguração oficial do Poupatempo na cidade de Neves Paulista.

O Poupatempo do município vizinho tem capacidade para realizar 140 atendimentos por dia e conta com investimento estimado em R$ 130 mil pelo Estado. Mais moderno e inteligente, o posto dispõe do sistema Balcão Único e atendentes multitarefa.

A 85ª unidade do programa no Estado funcionava em operação assistida desde 31 de agosto, para testes em sistemas e colocar em prática o treinamento dos funcionários.

“Desde que iniciamos a gestão, assumimos o compromisso de levar os serviços de qualidade do Poupatempo para um número cada vez maior de pessoas. Esse novo modelo, mais eficiente e digital, já conta com atendimentos das Prefeituras, nossas grandes parceiras. É muito mais serviço e facilidade para a população. Tudo em um único lugar”, destacou o Vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia.

Os cidadãos que precisarem realizar serviços presenciais já podem agendar data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. O procedimento é obrigatório para todos os postos.

“Esse formato inovador, com atendimento integrado, garante agilidade e autonomia aos usuários, com serviços de diversos órgãos em um só local e com padrão de qualidade Poupatempo. Para oferecer mais comodidade, os postos estão cada vez mais próximos da população, inclusive nas cidades de menor porte”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp, responsável pela administração do Poupatempo.

Até o momento 13 novas unidades já foram inauguradas com essa estrutura. Os postos ficam nas cidades de Aguaí, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré, Itatinga, Porto Ferreira, além de uma na Assembleia Legislativa, na capital paulista.

“Este novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade graças à integração com o Detran.SP. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta aos usuários. É um Poupatempo de caráter municipalista, que é a grande marca da gestão João Doria”, afirmou Neto Mascellani, Diretor-Presidente do órgão estadual de trânsito.

As novas unidades são criadas por meio de convênio entre Estado e Prefeituras, cabendo aos municípios a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços das Prefeituras nos canais digitais do Poupatempo.

Desde o início da atual gestão, a Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços digitais do Poupatempo. Atualmente são quase 150 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2021, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.

O convênio para a instalação do posto foi assinado pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, em julho deste ano.

Poupatempo de Mirassol

Em breve a população de Mirassol também passará a contar com uma unidade do Poupatempo. No dia 28 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a Prefeitura de Mirassol – representada pelo prefeito Edson Antonio Ermenegildo – firmou o convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a implantação da nova unidade, que reúne no mesmo local órgãos e entidades prestadoras de serviços públicos, promovendo mais eficiência e agilidade para a população.

A assinatura do convênio – que contou com as presenças do Governador João Dória e do vice-governador Rodrigo Garcia – foi acompanhada na ocasião pelo presidente da Câmara de vereadores, Caco Navarrete, pelo líder do governo na Câmara, o vereador Dr. João Paulo de Araújo, além da deputada estadual Analice Fernandes (responsável por indicar a propositura), do deputado federal Vanderlei Macris e representantes do Detran.

A iniciativa tem como objetivo unificar e melhorar a qualidade do atendimento dos serviços de utilidade pública para os munícipes mirassolenses. “Essa conquista é uma vitória para a população. Tínhamos projeto para criar o Poupatempo administrativo municipal. Agregando agora o Detran e o serviço de identidade civil do estado, com o conhecido Poupatempo, mais benefícios receberão a nossa população. Num mesmo local, o mirassolense terá a sua disposição vários serviços”, disse Dr. Edson na época.

Com a implantação da unidade – prevista para o prédio localizado na esquina das avenidas Eliezer Magalhães e Santos Dumont, local que abrigou o Pronto Socorro até 2015 – cerca de 140 serviços estarão à disposição dos munícipes. Entre os serviços mais procurados estão a emissão da Carteira de Identidade (RG), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atestado de antecedentes criminais, solicitação do seguro-desemprego, entre outros.