O “Dia da Consciência Negra” instituído pela Lei nº 12.519/2011, é celebrado no dia 20 de novembro no Brasil, com o intuito de conscientizar a população sobre como os problemas ocasionados pelo período da escravidão impactam diretamente na sociedade na qual estamos inseridos nos dias atuais. Com o intuito de fomentar e aprofundar ainda mais este debate, o artista mirassolense Fernando Cruz, em parceria com o Departamento de Cultura de Mirassol, irá realizar o evento “Consciência Negra”, que acontece nesta sexta-feira, 24 de novembro, a partir das 17h, na Praça da Matriz.
A programação inclui dança, teatro, música, palestra, roda de capoeira, debate, performances e literatura. Para finalizar, o Grupo “Eu Sou o Samba” irá apresentar o melhor do pagode e do samba a partir das 21h. O evento contará com a participação especial dos artistas Naila Monique, Vanessa Charme, Thyaguinho, Paulo Esteves, Douglinhas, Nega Lígia, Le Cavaco, Doctor Samba, Pamela Ramos, Leandro Souza e Murilo Marques.
“Existe uma história da população negra sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem a população negra”,complementa Fernandinho Cruz.
O evento conta com o apoio cultural das empresas Cless – Relojoaria, Farmácia São Pedro, Faculdade Prepara, Arena Net, Nova Grife e Lava Jato Pokémon. O Bar do Groove Pub estará presente com o chopp artesanal, refrigerantes e água.
A “Consciência Negra” de Mirassol é uma realização da Prefeitura de Mirassol com coordenação artística de Fernandinho Cruz.