Mirassol 111 anos de história

Pintura feita no Museu Jezualdo D’Oliveira, representando a Fundação da Cidade (Foto: divulgação)
publicidade

“Uma cruz foi o marco sagrado,

Sublimando a paisagem de outrora.

Mirassol, teu honroso passado,

Enaltece tua gente de agora…”

Trecho do Hino de Mirassol

Mirassol completa hoje mais um ano de existência , nesse mesmo dia 8 de setembro, em 1910, dava-se início a história de uma das mais belas cidades de toda a região, que temos o prazer de recontar agora:

Fundada em 8 de setembro de 1910 pelos mineiros Joaquim da Costa Penha  (Capitão Neves) e seu amigo Victor Cândido de Souza, nasceu a “São Pedro da Mata Una”.  O nome se deve ao padroeiro escolhido para proteger Mirassol, São Pedro. A cidade teve seu nome alterado para o atual em 1912 e apenas em 27 de novembro de 1919 foi elevada a distrito e estabelecida como município apenas em 23 de dezembro de 1924, desmembrando-se de Rio Preto.

Não se sabe ao certo o porquê da mudança do nome, mas é de conhecimento popular que o atual nome está relacionado à grande quantidade de girassóis encontrados no local na época. Porém, fontes oficiais afirmam que o nome se deve ao fato de que o centro de Mirassol fica localizado em um dos pontos mais altos da região, onde se pode vislumbrar um belo nascer e pôr do sol. A versão mais aceita é a seguinte:

“Passava certa feita o fundador a cavalo pelo Largo da Capelinha, onde se cultivavam roças de arroz, quando um dos enxadeiros chamou-lhe a atenção para a existência, no local, de uma touceira de plantas esguias, de cerca de dois metros de altura, e no topo das quais desabrochavam grandes flores redondas, de cor amarelo-ouro. O passante, ao divisar as flores, exclamou:- É girassol…”. O roceiro retrucou: – Não é não, seu capitão. O nome dessa flor é Mirassol

A cidade passou por décadas de desenvolvimento, com inúmeros prefeitos popularmente respeitados como Dr. Anísio José Moreira, Jezualdo D’Oliveira, José Maria de Campos Maia e vários outros.

Foto histórica de Mirassol (Foto: Divulgação)

 

Mirassol conta com pontos turísticos reconhecidos:

Grota de Mirassol: Uma grota localizada bem no coração da cidade, há poucos minutos do centro, com uma área de cinco alqueires de mata em terreno côncavo. Está no centro de uma depressão a 70 metros abaixo do nível da cidade. Grota é uma área de cinco alqueires (60% de matas) a menos de 500 metros do centro urbano. O local possui fontes de água e vegetação de mata atlântica. Fósseis de dinossauros foram encontrados no local, popularmente chamada de “gruta”.

Museu Municipal de Mirassol “Jezualdo D’Oliveira”: Instalado em prédio próprio, construído em parceria entre a Prefeitura Municipal e Sociedade Cultural mirassolense. Um dos primeiros instalados no Estado, fundado em 1945, tem em seu acervo material trazido pelos pracinhas que lutaram na 2ª Guerra Mundial e na Revolução Constitucionalista de 1932. O fundador foi Jezualdo D’Oliveira.

Casa da Cultura de Mirassol: Uma das obras arquitetônicas mais bonitas do município e de toda a região, projetada pelo famoso arquiteto brasileiro Ramos de Azevedo. A Casa de Cultura está fechada há mais de 10 anos devido a falta de manutenção, uma revitalização do espaço chegou a ser iniciada, mas foi paralisada há dois anos. Em agosto, a Prefeitura anunciou que conseguiu aditamento do convênio com o Governo do Estado que vai possibilitar a abertura de licitação para dar continuidade à reforma.

Mirassol Futebol Clube: Mirassol hoje também é conhecida em todo o Estado de São Paulo por ter sua equipe de futebol profissional disputando a primeira divisão do campeonato estadual. O Mirassol FC está há quatro anos na elite do futebol paulista e trouxe equipes de nome para disputar jogos em sua casa, no “Maião”; como Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo, além da Portuguesa, Ponte Preta e Guarani que também já disputaram jogos aqui em Mirassol.

Curiosidades

Primeiro morador – Manuel Pedro (anterior à fundação da cidade);
Primeiro comerciante – Miguel Anacleto Mendes – 1912;
Primeiro dentista – Sincero Braga (dentista-prático) – 1914;
Primeiro subdiretório político – Partido Republicano Paulista – 1915;
Primeiro vereador – Victor Cândido de Sousa (Rio Preto) – 1914;
Primeiro escrivão de paz – Sebastião Almeida Amazonas – 1920;
Primeiro subprefeito – Capitão Antônio Fidélis – 1920 a 1924;
Primeiro prefeito – Coronel Victor Cândido de Sousa – 1925;
Primeiro Juiz de Paz – Modesto José Moreira – 1920;
Primeiro registro de nascimento – Joana, filha de Eliseu Mardegan e d. Nicolásia Arroio Mardegan, nascida em 25 de março de 1920 e registrada a 3 de abril do mesmo ano;
Primeiro registro de óbito – Artur, falecido aos quatro meses de idade, filho de Evaristo Eduardo e d. Maria Cândida de Jesus – 3 de abril de 1920;
Primeiro registro de casamento – José Ferreira da Silva e Alzira de Sousa Coelho – 22 de abril de 1920;
Primeira escritura imobiliária – Antônio Francisco Casimiro – 5 de abril de 1920 (valor da transação: 4 contos de réis).

Parabéns Mirassol, pelos seus 111 anos! 

Mirassol (Foto: Alex Pelicer)