Mirassol é uma das cidades brasileiras a integrar o “Programa Viver”, voltado à 3ª idade

publicidade

 

Mirassol foi anunciada como uma das cidades brasileiras a integrar o “Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável”, do governo federal. A oficialização foi feita na última quarta-feira (12), na sede da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília.

O “Programa Viver” tem como objetivo a promoção do envelhecimento ativo e saudável, potencializando as habilidades para a preservação da autonomia das pessoas com mais de 60 anos. Além disso, busca estimular ações sistemáticas para inclusão digital, educação financeira, direitos humanos, saúde preventiva e mobilidade física na terceira idade por meio de cursos e outras atividades.

Um dos representantes da região na Câmara dos Deputados, o deputado federal Fausto Pinato contribuiu para a inclusão de municípios do Estado de São Paulo ao programa, entre eles, Mirassol, que foi indicado a ele pelo presidente da Câmara, Marcão Alves. Também aderiram ao programa Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Monte Aprazível, Valentim Gentil, Floreal, Rio Claro, Lucélia, Assis, Dracena e Teodoro Sampaio.

Entre as ações a serem desenvolvidas pelo Programa, estão cursos e atividades para inclusão digital (Imagem: Divulgação)

No seminário, também foi ministrada uma capacitação para gestores dos municípios implementarem o “Programa Viver”. Participaram o diretor do Departamento Municipal de Ação Social, Eder Pinhabel, e a chefe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Elaine Ceron.