Morre Sr. Geraldo Nogueira, o  Cigano, responsável por iniciar a tradição dos Santos Reis em Mirassol

O homem foi o responsável por iniciar a tradição das celebrações dos Santos Reis em Mirassol, juntamente com seu pai Aníbal Nogueira

Geraldo Nogueira (Cigano), foi quem trouxe a tradição para Mirassol (Foto: Valdecir Gerotto)
publicidade

Morreu nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, o senhor Geraldo Nogueira, aos 97 anos. Popularmente conhecido como Cigano, ele foi o responsável por trazer para Mirassol a tradição das comemorações dos Santos Reis, celebrado em 6 de janeiro.

O homem será velado no Velório Municipal e o sepultamento acontece na terça-feira (7) às 9h, no Cemitério Municipal de Mirassol. De acordo com o neto, Claudemir dos Reis Nogueira, Geraldo estava muito debilitado e se alimentava por meio de sonda e mesmo com a partida ele deixa um grande legado para o município.

Folia de Santos Reis em Mirassol 

Igreja de Santos Reis (imagem: reprodução)

A chegada dos reis magos é narrada na bíblia e de muita importância para os católicos devotos. Em Mirassol, a festividade começou a ser realizada em 1948 por Geraldo Nogueira (Cigano) e por seu pai Aníbal Nogueira. Eles iniciaram a tradição depois em cumprimento a uma promessa realizada.

“Em 6 de janeiro de 1948 foi o começo de uma linda história, ao verem meu bisavô Aníbal Nogueira muito doente meu tio Valdemar Nogueira e meu avô Geraldo Nogueira fizeram uma promessa pra Santos Reis de que se meu bisavô fosse curado a festa seria realizada enquanto ele tivesse vida e assim vem passando de geração em geração”, conta Claudemir dos Reis Nogueira, neto de Geraldo Nogueira.

Geraldo fundou na cidade, ao lado do pai e do filho, a companhia “Esplendor Dourado”, que desde então celebra a chegada dos Santos Reis. Posteriormente, seu neto Claudemir dos Reis Nogueira fundou a Cia. Divina Luz e assumiu a missão de continuar a tradição da família, que já tem 76 anos.