Obras da ETE Fartura avançam para fase final

Nova estação de tratamento de esgoto aproxima a cidade da universalização dos serviços de água e esgoto

publicidade

 

Obras ETE Fartura (foto: Ricardo Boni)

As obras da terceira estação de tratamento de esgoto de Mirassol – ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Fartura seguem a todo a vapor, de acordo com a Sanessol, mais de 50% da construção já foi concluída. Entrando em sua etapa final, a estação, que está localizada próximo ao córrego com o mesmo nome, está prevista para ser inaugurada ainda no primeiro trimestre deste ano.

As primeiras etapas da obra, iniciada em agosto de 2018, foram terraplanagem e fundação do prédio Administrativo, Casa das Máquinas e Tratamento Primário. Os próximos passos serão superestruturas, finalização das edificações, montagens mecânica, hidráulica e acabamentos. Já está em andamento a construção da infraestrutura das instalações elétrica e de automação, com a implementação da malha de aterramento.

Após a conclusão da obra, a expectativa, segundo a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, é atingir uma eficiência de tratamento de 99% – um dos melhores índices do país. Com investimento de 11 milhões de reais, a ETE Fartura colocará Mirassol no topo do ranking do saneamento no Brasil.

Obras ETE Fartura (foto: Ricardo Boni)
Obras ETE Fartura (foto: Ricardo Boni)

A tecnologia que será empregada para o tratamento de esgoto na ETE Fartura é considerada uma das mais modernas da área de saneamento. O sistema atua nas fases primária, secundária e terciária, sendo o seu  diferencial na fase terciária, quando a água chega ao tanque de membranas e passa por uma ultrafiltração, que retem uma quantidade significativa dos resíduos microscópios. Essa técnica é muito utilizada no tratamento de água potável, no entanto, a Sanessol é uma das pioneiras da região Noroeste Paulista na aplicação desta inovação para o  tratamento de esgoto.

Esgoto em Mirassol

Atualmente, a concessionária realiza o tratamento de 80% do esgoto do município, por meio da ETE Piedade, que atende parte do Centro e do Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cláudia, Cohab II, Cohab III, Bela Vista, Vila Verde, Karina I, II e III, Beija Flor, Alvorada, São Francisco, Jardim Aeroporto, Santa Casa, Souza, Village Mirassol I, II e III, Nova Esperança, Mais Parque e Alphaville, e da ETE Fundão que trata o esgoto gerado pelos bairros: Celina Dalul, Regissol, Laguna, Parque Industrial, Moreira, São Pedro, Tarraf, parte do Marilu, Imperial, Gerotto.