Prefeitura inaugura UBS no Vila Verde e fecha unidade do Aeroporto

Unidade Básica de Saúde no bairro Vila Verde começa a funcionar (Foto: Assessoria de Imprensa da PMM)
publicidade

A Prefeitura de Mirassol entregou oficialmente nesta quinta-feira, 15, a nova Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Vila Verde, que ganhou o nome de “José Domingos da Fonseca”, uma homenagem ao ex-enfermeiro Domingão. A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Edson, de diretores, vereadores, funcionários e familiares.

A nova UBS conta com 20 salas, sendo quatro consultórios médicos, uma sala de dentista, uma sala de vacinação, uma sala de procedimentos (curativos), uma sala de medicação, uma sala da enfermeira, uma sala da entrega de leites, uma sala de entrega de guias e exames, uma sala de triagem, uma sala de reunião, uma de convivência, uma sala de expurgo e esterilização e três salas de almoxarifado/enfermagem. O novo prédio é climatizado e conta também com amplo estacionamento.

Apesar do novo e moderno equipamento, um fator desagradou os moradores do Jardim Aeroporto. A antiga UBS que existia no bairro foi desativada e a equipe e o mobiliário foram transferidos para a unidade inaugurada na Vila Verde. Munícipes da localidade entraram em contato com o Mirassol Conectada reclamando da situação:

“Está todo mundo indignado, revoltado com isso, eu vou tentar protocolar um requerimento, pela lei de acesso a informação, para ter acesso a essa pesquisa, porque eu quero saber, sobre essa pesquisa aí que 84% dos munícipes ali do Aeroporto, em 2021, em plena pandemia, queria que fosse para outro lugar?” – desabafou uma moradora do bairro.

A nossa equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura fazendo vários questionamentos sobre a situação e a resposta que tivemos foi que no ano passado a Prefeitura realmente realizou uma pesquisa com os usuários da UBS do Aeroporto e que 84% aprovaram a mudança. Segundo a Prefeitura, o antigo prédio vai receber em breve a Vigilância Sanitária e o Centro de Zoonoses.

O morador do bairro, Dorival Carvalho, 57 anos, diz que realizou um abaixo assinado no ano passado assim que soube da intenção da prefeitura de mudar a UBS de lugar, pedindo que a decisão fosse revista. Ele enviou uma cópia do documento para o MC, que foi assinado por mais de 130 pessoas e que, segundo Dorival, foi encaminhado para a Prefeitura e para o vereador Walmir Chaveiro em maio do ano passado, mas não obteve nenhuma resposta.

Para ter acesso a atendimento, os moradores do Aeroporto agora precisam se deslocar para a unidade do bairro Vila Verde, localizada a dois quilômetros de distância. A UBS fica na rua Manoel Encarnação Gouveia, 1810, bairro Vila Verde. O horário de atendimento é das 7h às 17 horas.