Prefeitura de Mirassol (Foto: Juliana Elias)

A Prefeitura de Mirassol modificou a forma de divulgar os números relacionados à Covid-19 no município. Desde o último boletim informativo, divulgado no fim da tarde de ontem, 25 de novembro, as informações foram emitidas de forma resumida, por meio de uma imagem oficial, que contém apenas o número total de notificações desde o início da pandemia, o número de resultados positivos, de negativos, de curados e de óbitos.

Antes, o informativo enviado continha o número diário de infectados e de óbitos, bem como o sexo, idade e a situação da saúde do paciente contaminado. Também era divulgado se o morador estava em quarentena domiciliar ou se estava internado. Em casos de internações também eram repassados onde o morador estava internado e se estava na UTI ou na enfermaria. Também era divulgado o número total de pessoas aguardando pelo resultado, em quarentena e curadas da doença.

O Mirassol Conectada entrou em contato com a assessoria de imprensa do município para esclarecer se a divulgação realizada ontem foi uma exceção ou se os dados serão divulgados dessa forma a partir de agora, no entanto até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.

Em resposta à TS Rádio, o executivo informou que o detalhamento individual de casos não é divulgado pela maioria dos municípios do Brasil e que a medida que houve uma evolução gradual da Covid-19, não só no município, mas em todo o mundo, a descrição dos casos com informações detalhadas está exigindo esforços extremos.

A TS Rádio também entrou em contato com o diretor do Departamento de Saúde, Antônio Carlos Bittar, que informou que não é autorizado a passar informações diretamente à imprensa e que todos os dados relacionados à doença são repassados ao setor de comunicação do município, que é responsável pela divulgação aos jornais e população em geral.

Confira a nota na íntegra, enviada pela Prefeitura:

“A Prefeitura de Mirassol esclarece que o detalhamento individual de casos não é realizado pela maioria dos municípios do Brasil e que a medida que houve a evolução gradual da Covid-19 não só no munícipio, mas em todo o mundo, a descrição dos casos com informações detalhadas está exigindo esforços extremos para que seja possível conseguir as informações junto aos casos positivos e, posteriormente a sua compilação.

É preciso ressaltar que a transparência e a publicidade dos números relacionados à Covid-19 são e continuarão sendo a marca da administração municipal e todos os números essenciais estão mantidos na divulgação.”