Quedas constantes de energia incomodam moradores do bairro Parque das Flores

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Moradores do bairro Parque das Flores entraram em contato com a equipe do Mirassol Conectada relatando que há várias semanas vêm sofrendo com constantes quedas da rede de energia elétrica. Alguns dos moradores do bairro, que não quiseram se identificar, disseram à reportagem que as quedas acontecem frequente e repentinamente, e sem motivo aparente, já que em muitas dessas situações não há o menor sinal de chuva, por exemplo.

Os casos vêm acontecendo desde o início de novembro, em conversas nos grupo de whatsapp do bairro, uma moradora chegou a relatar que teve uma geladeira queimada e que estava em contato com a CPFL para resolver a situação, mas sem sucesso. Moradores que ligaram para a concessionária afirmaram que a mesma sempre alegou que nos sistemas não constavam quedas de energia no bairro.

O Mirassol Conectada entrou em contato com a CPFL no dia 17 de novembro para buscar explicações sobre a situação e fomos informados por meio de nota no início deste mês que a empresa realmente desconhece sobre problemas na região, mas que ia enviar uma equipe de técnicos para inspecionar a qualidade do serviço e realizar manutenções na rede, caso houver necessidade.

Sobre os pedidos de indenização por equipamentos danificados, a empresa disse analisa os casos de acordo com os prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que os clientes tem o prazo de 90 dias para apresentarem os documentos exigidos pela ANEEL.

Confira a nota na íntegra:

A CPFL Paulista informa que encaminhará uma equipe técnica ao local para inspecionar a qualidade do fornecimento de energia e realizar manutenções na rede de distribuição, se houver necessidade.

Em relação aos pedidos de indenização pelos clientes, a companhia esclarece que analisa o pleito dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Cabe ressaltar que a duração do processo não depende apenas dos trâmites internos da distribuidora, uma vez que o cliente tem até 90 dias para entregar à companhia os documentos exigidos pelas resoluções da ANEEL.

A CPFL Paulista destaca que, na condição de concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica deve seguir as diretrizes contidas nas Resoluções e Normativas do órgão regulador. O processo de ressarcimento de danos elétricos é regulamentado pela REN ANEEL 414/2010 e Módulo 9 do PRODIST (Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional). O ressarcimento por danos elétricos está condicionado a existência de comprovação de que o defeito apresentado pelo equipamento danificado foi causado por evento registrado pelos sistemas de monitoramento da rede. A constatação desta relação somente é possível pela análise de laudos emitidos por oficinas especializadas em reparo dos equipamentos.

A distribuidora orienta seus clientes a procurar a companhia por meio de seus canais de atendimento e solicitar o ressarcimento seguindo os procedimentos iniciais padrão. Os pedidos podem ser solicitados até 90 dias depois da ocorrência que teria danificado o aparelho. No ato da solicitação, o consumidor deve fornecer uma breve descrição do caso, com provável data e horário do ocorrido, informações sobre sua unidade consumidora, relato dos problemas apresentados e detalhes de marca e modelo do aparelho.

Em relação aos cuidados de segurança durante chuvas com descargas atmosféricas, a CPFL Paulista orienta que, dentro de casa, durante picos de temporais, o ideal é não utilizar aparelhos elétricos e eletrodomésticos, incluindo telefones celulares. Recomenda-se evitar contatos com objetos que possuam estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras. O uso desses aparelhos é desaconselhável, principalmente, em locais com água, ou com as mãos ou pés molhados.

A distribuidora também recomenda que, em caso de água elevada próxima à altura de tomadas, o ideal é que os disjuntores das residências sejam desligados para evitar que a corrente de energia atravesse a água. Se o cliente constatar que a água tenha chances de atingir a caixa do medidor, o recomendável é entrar em contato com a concessionária para que o fornecimento de energia na residência seja interrompido.

Moradores do bairro Parque das Flores entraram em contato com a equipe do Mirassol Conectada relatando que há várias semanas vêm sofrendo com constantes quedas da rede de energia elétrica. (Imagem ilustrativa: Divulgação)