Sanessol alerta população sobre vazamentos de água

Concessionária explica que investe em testes diários para “caçar” desperdícios na rede de distribuição e que a população pode colaborar

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Reservatório – Sanessol (Foto: Ricardo Boni)

A água, um bem essencial para a vida, muitas vezes é perdida de maneira inconsciente, já que os vazamentos geralmente não são visíveis. Esse desperdício causa danos ao meio ambiente e, também, no bolso da população.

Para se ter ideia, um pequeno buraco de dois milímetros no encanamento pode desperdiçar até 3,2 mil litros de água por dia. De acordo a Sanessol, de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, foi registrada uma média de 180 vazamentos por mês em cavaletes e ramais que ligam os hidrômetros na rede de distribuição.

A empresa atua diariamente para combater essas perdas por meio de pesquisas realizadas com hastes de escuta, geofones e um sistema que usa sensores e inteligência artificial como se fosse um ouvido biônico, chamado Fluid.

Além da equipe técnica da concessionária, os moradores precisam ter um papel ativo nesse combate aos vazamentos. Um teste prático pode ser realizado da seguinte forma: deixe os registros dos chuveiros e vasos sanitários desligados; feche bem todas as torneiras; desligue os aparelhos que usam água, como por exemplo, filtros, e não utilize os banheiros; anote o número que aparece no visor do hidrômetro ou marque a posição do ponteiro maior; depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento no imóvel. Para resolver esse problema, procure um especialista, por ser um problema interno.

 Quando o vazamento for na rua, entre em contato com a Sanessol pelos telefones (17) 3253-9199/ 0800 774 0195 ou vá até o atendimento ao cliente na rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.