Alunos da Escola Iria participam da 81ª Semana Euclidiana (Foto: divulgação)

 

Nesta quinta-feira, 15 de agosto, cerca de 20 estudantes da escola Estadual Iria Barbieri Vita vão participar, ao lado de estudantes de todo o Brasil, da maratona intelectual sobre a vida e a obra de um dos escritores brasileiros mais importantes e visionários– Euclides da Cunha. A atividade faz parte da grade de programação da 81ª Semana Euclidiana, que começou na sexta-feira, 9 de agosto e termina hoje. O evento acontece na cidade de São José do Rio Pardo desde 1912 e reúne uma imensa variedade de programações culturais, além dos estudos.

Este é o terceiro ano que a escola Iria participa da semana e representa Mirassol, quem iniciou o projeto com os estudantes foi a professora de Educação Física, Silvia Regina Madi Pinheiro Alves. A educadora conta que participou do evento quando era estudante, nos anos 80, e devido à grande importância que o intelectual tem para o país ela decidiu iniciar o projeto com os seus alunos, ao lado das professoras Cássia Regina Bueno Rodrigues Pereira e Maria Mercedes Martins, que dão aulas de história e de matemática, respectivamente.

“Nossos estudos, Semana e Maratona, são voltados para a vida, obra e legado de Euclides da Cunha. É maravilhoso. É uma busca ao melhor do ser humano e sua posição como responsável por uma sociedade mais justa, fraterna e igual”, conta a professora Gi, como é chamada pelos alunos.

“Trabalhamos o ano inteiro para conseguirmos fundos para ir nessa semana. Nosso Projeto funciona durante o ano, com aulas e estudos. Depois, todo agosto, de 8 a 15, viajamos para uma semana de estudos intensivos e dirigidos, para no dia 15, os alunos fazerem a Maratona Intelectual. É uma prova com questões e redação”, completa.

Euclides da Cunha viveu em São José do Rio Pardo de 1898 a 1901, época em que escreveu Os Sertões. Durante esse período, ele também contribuiu para o desenvolvimento do município.

Durante o evento, duas alunas de Mirassol receberam homenagem pela classificação na Maratona Intelectual, realizada no ano passado. Bianca Vitória de Souza recebeu pelo Ensino Médio, enquanto Júlia Prado recebeu pelo ensino Superior.

 

Na noite de quinta-feira, 14 de agosto, aconteceu a Conferência Oficial, com o renomado escritor Ignácio de Loyola Brandão, juntamente com o escritor e professor Nicola Costa e a professora Carmen Trovatto.

 

 

“Essa Semana é surreal. É intensa! Respiramos Cultura e conhecimento o tempo todo.” Silvia Regina Madi Pinheiro Alves.

Semana Euclidiana (Foto: divulgação)

 

Alunos da Escola Iria participam da 81ª Semana Euclidiana (Foto: divulgação)