O xadrez é um jogo de tabuleiro milenar, conhecido mundialmente e muito benéfico para seus praticantes. Considerado um esporte e também uma arte, a prática contribui para o desenvolvimento do cérebro, aumenta a capacidade de concentração, a velocidade para realização de cálculos matemáticos, o raciocínio lógico, desenvolve o senso crítico, além de melhorar a imaginação e impulsionar a criatividade. Em 2001, o xadrez foi reconhecido como um esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a prática também é apoiada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, que estimula o uso do xadrez como ferramenta pedagógica.

Os inúmeros benefícios proporcionados pela prática não foram os únicos fatores que levaram um grupo de amigos a montar o Clube de Xadrez de Mirassol (CXM). A paixão pelo esporte foi crucial para que a equipe desse o primeiro passo, ainda no ano de 2011. Fundado pelos amigos Amilton Perpétuo Ramos, Ailton Paulo Ramos e Ederson Cosme Rosa de Almeida, o CXM surgiu após o trio conquistar medalha durante o 56º Jogos Regionais. Com isso, eles passaram a fazer parte da primeira divisão, representando Mirassol na cidade de Penápolis no ano seguinte, em 2012. Foi neste mesmo ano que o grupo viu a necessidade de criar o CXM.

 

 

Recentemente o clube ganhou sua primeira sede própria, que fica localizada na Escola Municipal Profª Orides de Lima Trida (antiga Creche do Lápis), na rua Rua Barão do Rio Branco, 2333 – Centro de Mirassol/SP. Atualmente, cerca de 50 membros frequentam o clube e cerca de 15 participam de competições, representando o município nos Jogos Regionais, na Superliga de Xadrez, na Liga do Enxadrista e nos Jogos Estudantis.

De acordo com Ederson Almeida, que é um dos fundadores do clube, o intuito do grupo é crescer cada vez mais, se tornando referência no esporte em nossa região. Para isso, o CXM conta com um professor, o Michel Fernandes, que ensina pessoas de todas as idades que não sabem como jogar, além de auxiliar aqueles que já tem mais conhecimento, apresentando novas possibilidades e estratégias.

Gostou? Faça uma visita até o local e conheça mais a fundo esse esporte tão antigo que nunca sai de moda. As reuniões acontecem todos os sábados, às 14 horas, no CXM.

Leia também: 

Enxadristas da escola Iria viajam para Piracicaba para final estadual do JEESP

 

Um dos fatores mais legais em fazer parte do clube é poder acompanhar o próprio desenvolvimento, por meio do sistema próprio de pontuação desenvolvido pelos fundadores. As partidas realizadas no CXM são registradas no sistema que fornece dados preciosos na avaliação do enxadrista. De acordo com Ederson Almeida, esses dados contribuem para a formação da equipe oficial para representar o município nos Jogos Regionais e Jogos Abertos de forma democrática, sem a famosa panelinha que já é costumeira em outros municípios.

“Cadastramos todos os membros interessados em manter seus dados computados no sistema. Todos os enxadristas iniciam o que chamamos de rating com 1.200 pontos, esses pontos aumentam ou diminuem de acordo com o resultado das partidas do enxadrista, ou seja, se ele ganha o rating sobe, se perde cai. Denominamos as partidas registradas no sistema como “partidas Oficiais” e são válidas para o Rating Geral do CXM”, completa Ederson.

Ederson Almeida e Michel Fernandes são integrantes do CXM (Foto: divulgação)

 

A sede do Clube de Xadrez de Mirassol foi cedida pela Prefeitura municipal, que também paga o professor, como forma de apoio ao projeto. De acordo com Éderson, o grupo se manteve ativo até hoje graças ao apoio do Departamento de Esportes e Lazer municipal. Com a sede constituída, um novo objetivo vem pela frente para os fundadores: a transformação do CXM em uma associação sem fins lucrativos.

O CXM já possui Estatuto Social e Diretoria Executiva constituída para o primeiro mandato: Amilton Perpétuo Ramos, Presidente; Ever Santoro, Vice-Presidente; Ailton Paulo Ramos, Tesoureiro; Ederson Cosme Rosa de Almeida, Secretário.

O estatuto prevê em um de seus artigos o apoio ao desenvolvimento de ações educacionais, culturais, esportivas e especialmente a prática do Xadrez para crianças, jovens, adultos e idosos, sem distinção de nacionalidade, sexo, cor, crença, política e religião.

Em breve nosso Estatuto estará disponível no site: www.clubexadrezmirassol.com.br

Clique aqui e curta a página da CXM no Facebook, criada em 25/10/2012

Para mais informações: 

Email para contato: edersonalmeida@msn.com

Whatsapp: 17 99781 7146 – Ederson Almeida (Secretario)

1799188 8589 – Michel Fernandes (Professor do Clube)

Leia também: 

No aniversário de 109 anos, Mirassol realiza “Torneio Aberto do Brasil de Xadrez rápido”