Agosto acende alerta para início da reprodução de escorpiões

Agosto acende alerta para início da reprodução de escorpiões (foto: arquivo pessoal)
publicidade

Agosto é o mês em que os escorpiões começam a se reproduzir, ascendendo o alerta para os acidentes envolvendo o animal. Do grupo dos aracnídeos, sua peçonha pode causar sérios problemas à saúde e levar até mesmo a morte. De acordo com um levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica do Governo de São Paulo, 2022 registrou 41,1 mil casos ante 34,5 mil em 2021, um aumento de aproximadamente 20 % em relação ao ano anterior.

Os escorpiões se multiplicam em locais quentes e úmidos, por isso algumas orientações para evitar surgimento deles é manter os ambientes da casa mais organizados e limpos, evitar o acúmulo de lixos, entulhos e o surgimento de baratas e moscas, que servem de alimentos para eles. Outra recomendação é utilizar telas em ralos, evitando que eles entrem nas residências por esses locais. Para evitar acidentes, sempre inspecione roupas e calçados antes de usá-los, além de sempre sacudir lençóis, travesseiros e cobertores antes de se deitar.

Para se livrar do aracnídeo o uso de inseticidas não é indicado, já que como o próprio nome já sugere esse tipo de produto é voltado para a eliminação de insetos, não surtindo efeito no escorpião. O método mais eficaz para evitar topar com o animal é contratando os serviços de dedetização, que tem papel tanto preventivo quanto combativo.

Em Mirassol, esse tipo de trabalho é realizado pela Ddtiza Dedetizadora, que tem como proprietário Luciano Almeida. Ele explica que todos os produtos utilizados por sua empresa são credenciados, podendo ser utilizados tanto em áreas comerciais quanto residenciais, sejam urbanas ou rurais. Em imóveis onde convivem crianças e animais a empresa disponibiliza um produto específico, que é seguro e pode ser aplicado sem a necessidade de que os moradores deixem o local.

“Os escorpiões procriam duas vezes por ano e a cada cria nasce em média 25 filhotes. O tempo de vida dos mesmos é de cinco anos e, portanto, são considerados pragas, já que quando não são controlados, aumentam rapidamente de população, principalmente com o clima favorável da nossa região”, explica Luciano.

(foto: arquivo pessoal)

O produto utilizado pela Ddtiza tem efeito residual de quatro a seis meses, formando uma barreira química: “o escorpião não consegue sentir o produto, então quando ele entra em contato ele se contamina e morre”, completa Luciano.

Além de proteger contra o aracnídeo, a dedetização contribui também para dar fim às baratas de esgoto, que são comumente encontradas dentro de imóveis e difíceis de serem controladas: “quando a pessoa contrata a dedetização contra o escorpião, incluímos também no pacote a dedetização contra barata de esgoto, que é o principal alimento do escorpião”, completa.

A Ddetiza Mirassol oferece garantia nos serviços realizados, aplicando o reforço caso o problema persista. A dedetizadora fica localizada na rua Frei Roque Biscione, 2151-B, no bairro São Francisco. Entre em contato pelo WhatsApp (17) 98223-1166 ou pelo e-mail ddtizaprag@gmail.com para mais informações.

Clique aqui e faça seu orçamento pelo Whatsapp

Sobre a Ddtiza Dedetizadora Mirassol

Inaugurada no município em julho de 2020, a Ddtiza Dedetizadora é uma empresa que atua no combate a pragas em geral. Ela é credenciada em órgãos fiscalizadores, como vigilância Sanitária e meio Ambiente. A empresa presta serviços de controle de baratas, formigas, aranhas, ratos e também de algumas aves que transmitem zoonoses.