Estudantes apresentam proposta de trabalho voluntário na área médica em Mirassol

O programa analisa as áreas mais necessárias para contribuir em atendimentos (Foto: Divulgação/CMM)
publicidade

O presidente da Câmara, Caco Navarrete participou de uma reunião com alunas da Unilago Rio Preto, que apresentaram uma proposta de trabalho voluntário para Mirassol. Os diretores dos departamentos de Ação Social, Eder Pinhabel, da Saúde, Frank Hulder de Oliveira, e o chefe de gabinete, Renato Scochi, foram convidados para conhecer e estudar a viabilidade de parceria com o projeto “Maria Rennotte” para o município.

O programa, que é voluntário e desenvolvido por alunos e profissionais da faculdade, analisa as áreas mais necessárias para contribuir em atendimentos. Entre os setores estão médicos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, ginecologista, entre outros.

De acordo com Camila Lázaro, fundadora e coordenadora do mesmo, o projeto existe há quatro anos e surgiu de ideais comuns entre docente e alunos que gostariam de trabalhar mais a parte humanística do atendimento médico e suas inter-relações pessoais. O programa já existe em outros municípios, dentre eles em Conquista-MG, Frutal-MG, Ubarana-SP e em São José do Rio Preto.

“A proposta atual do projeto ao município de Mirassol, é verificar as necessidades nas áreas social e de saúde para que possamos atuar de forma efetiva diante dessas condições”, explica a docente Camila.

O Maria Rennotte conta com um grupo diretório, do qual fazem parte, um docente responsável e sete membros de cargos de diretoria para que se possa organizar as ações propostas ao semestre. Conta ainda com 50 voluntários discentes do curso de medicina que são divididos em equipes, tendo cada uma delas um representante de diretoria responsável e trabalhando de perto com cada atuação proposta, e profissionais voluntários conforme as áreas de necessidade apresentadas e presentes nos projetos de atuação.

“O projeto se compromete a atuar de forma totalmente voluntária junto ao município, somatizando as ações necessárias de prevenção, promoção e curativas na área da saúde e ainda na área social, disponibilizando os voluntários em prol dessa atividade”, finaliza Camila.

Para saber mais sobre o projeto “Maria Rennotte” clique aqui e siga no Instagram