Funfarme deixa de descartar mais de 50 mil copos plásticos por mês com ação sustentável

Foto: divulgação
publicidade

 

Com o objetivo de amenizar o impacto ambiental causado pelo descarte excessivo de lixo, a Funfarme lançou uma campanha de conscientização entre seus colaboradores, que visa reduzir o uso de copos descartáveis em todo o complexo. Em comemoração ao Dia de Combate à Poluição, a instituição lançou na quarta-feira, 14 de agosto, a primeira fase do projeto, com a distribuição de mil canecas de fibra de coco aos colaboradores administrativos da empresa. Com a medida, mais de 50 mil copos plásticos deixarão de ser descartados mensalmente.

A Funfarme engloba o Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Instituto Lucy Montoro, Ambulatório de especialidades, Famerp, Instituto do Câncer e Hemocentro. Há 25 anos trabalhando no HB, Aparecida Camarini, que hoje é auxiliar de cozinha, adorou a novidade.

“Não tinha ideia do tanto que um copinho demorava para se decompor na natureza. A gente precisa ajudar, né? Vou trazer minha caneca todos os dias e não uso mais copos plásticos”, afirmou Aparecida.

Junto com as canecas, foram entregues também folhas de “papel semente” com três tipos de flores: margarida, cravo ou boca-de-leão.

Copos maiores violões

Os copinhos geram uma quantidade enorme de resíduos desnecessários e complexos de se lidar. Sem contar que cada copinho pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza. Só no Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia. Apesar de ser reciclável, por falta de mercado, a taxa de reciclagem desse material no país é baixíssima. Bem próxima de zero. No mundo, por ano, são produzidas 250 milhões de toneladas de plástico. Cerca de 35% desse montante são usados apenas uma vez, por 20 minutos. 80% do plástico encontrado no mar têm origem em atividades em terra (domésticas, industriais e agrícolas). Se não mudarmos o nosso consumo, em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos.