Historiador pesquisa curiosidades de Poloni em atas antigas da Câmara de Mirassol

O historiador Ismael Cochito analisou os livros de atas das sessões ordinárias de 1926 a 1937 (Foto: Câmara de Mirassol)
publicidade

Livros das sessões ordinárias da Câmara de Mirassol das décadas de 20 e 30 foram fonte de pesquisa para contar um pouco da história de Poloni. O município, que completa 100 anos em 2026, já foi distrito mirassolense.

Em visita ao Legislativo, o historiador Ismael Cochito analisou os livros de atas das sessões ordinárias de 1926 a 1937. O objetivo era encontrar mais detalhes sobre esse período em que Poloni nascia.

Uma informação encontrada foi sobre o ex-vereador Dioracy Votupoca de Sidow e Nascimento. Embora morador no então distrito de Poloni (ou Vila Poloni), ele estava entre os legisladores mirassolenses.

Dioracy era médico em Poloni e exerceu seu mandato entre maio de 1936 até novembro de 1937. A legislatura foi interrompida com a extinção do Poder Legislativo no Brasil, em razão do golpe de estado aplicado por Getúlio Vargas.

Centenário

Em 2026, Poloni completa 100 anos e um projeto comemorativo teve início com o levantamento da história da cidade. O trabalho está sendo desenvolvido por Ismael, que é formado em história e é funcionário público aposentado.