Médicas do HB viajam dois mil km para captação de fígado para transplante

Ao todo foram 17 horas para a realização do procedimento entre voo (ida e volta), captação e transplante

Médicas do HB junto com a equipe da FAB que ajudou no transporte do órgão (Foto: Divulgação)
publicidade

Duas médicas do Hospital de Base (HB) de Rio Preto percorreram mais de 2 mil km para realizar a captação de fígado para transplante, no domingo, 5 de dezembro. Essa foi a primeira vez que a equipe responsável pelo procedimento foi formada apenas por mulheres. Com a ajuda de um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), as médicas e mais oito tripulantes, viajaram de São José do Rio Preto/SP até o munícipio de Ananindeua/PA. Ao todo foram 17 horas para a realização do procedimento entre voo (ida e volta), captação e transplante.

De acordo com o Dr. Renato Silva, chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HB, foram doados os rins, captados pela equipe médica do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, de Ananindeua/PA, e encaminhados para Belém/PA; e o fígado que foi captado pelas médicas do HB e encaminhado para São José do Rio Preto/SP.

Segundo a Dra. Allana Fortunato, cirurgiã do aparelho digestivo e transplante de fígado, uma das profissionais responsáveis pela captação do órgão, a oferta foi anunciada pela Central Nacional de Transplantes na madrugada de sábado, 4 de dezembro. “Saímos daqui de São José do Rio Preto, na manhã de domingo. Foram quatro horas de viagem até Ananindeua, no Pará. Realizamos os procedimentos para captação e preparação do órgão para transporte. Chegamos de volta, em Rio Preto, na noite de domingo, por volta das 23h50. Ao chegar no HB, foram mais seis horas de procedimento para a realização do transplante”, explicou a Dra. Allana.

Participou também do procedimento a Dra. Paula Marques, cirurgiã do aparelho digestivo e residente do transplante de fígado.

Até às 16h, de 6 de dezembro, o paciente que recebeu o órgão no Hospital de Base estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Dra. Allana Fortunato ao lado da Dra. Paula Marques durante o procedimento de captação do órgão (Foto: Divulgação)

Transplante de Fígado

Segundos um levantamento realizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital de Base, até 30 de novembro deste ano, o HB realizou 32 transplantes de fígado.

Unidade de Transplantes de Órgãos e Tecidos

Inaugurada em 10 dezembro de 2011, a Unidade de Transplantes de Órgãos e Tecidos do HB, de Rio Preto, dispõe de instalações comparáveis às dos principais centros nacionais e internacionais. A Unidade ocupa área total de 800m², no 8° andar, e conta com 14 leitos em funcionamento para pacientes transplantados de rim ou fígado. O HB é referência nacional em transplantes de órgãos e tecidos, tendo realizado cerca de 4.500 procedimentos desde o início de suas atividades, em 1990.

Seja um doador de órgãos

De acordo com Dr. João Fernando Picollo, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base, é importante que a pessoa manifeste à família seu desejo de ser um doador, pois somente os familiares podem dar essa autorização. “Muitos pacientes não têm outra opção de vida a não ser através do transplante. É fundamental a conscientização da população para que a gente possa dar vida para as pessoas”, destacou Dr. João.