Foto: divulgação

 

A Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, controladora da Sanessol junto com a Aviva Ambiental, acaba de anunciar os selecionados no primeiro Edital de Projetos Socioambientais da companhia, que disponibilizou R$ 1 milhão e foi lançado em setembro do ano passado, recebendo 159 inscrições, dentre as quais seis foram contempladas. Serão financiadas exposições e espetáculos culturais, escolas de esportes, além de uma ação de conscientização sobre a preservação dos mananciais.

O projeto Bonecos Urbanos em Ação, da Cooperativa Paulista de Teatro, está entre os eleitos. Dirigido a crianças, adolescentes e educadores de Mirassol, a proposta traz espetáculos teatrais online de bonecos confeccionados de material descartável.

As apresentações serão realizadas em escolas e instituições assistenciais, para estimular a conscientização da população. Além disso, haverá debate de temas relacionados à sustentabilidade com os participantes. Também está prevista oficina para confecção dos bonecos para crianças e adolescentes, destacando a importância da reutilização e da reciclagem dos resíduos sólidos. Mais detalhes serão divulgados em breve.

Sobre o edital

Outros projetos também vão acontecer em algumas cidades onde a Iguá atua: Andradina, Atibaia, Castilho, Palestina, Piquete e Suzano – no estado de São Paulo –, Paranaguá (PR) e Cuiabá (MT). Foram escolhidos projetos com foco em temas que contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: educação, meio ambiente, geração de trabalho e renda. As iniciativas estão enquadradas nas leis federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte.

A companhia priorizou propostas que se relacionam com as frentes de seu plano estratégico de sustentabilidade, o SERR, que visa transformar a empresa referência em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês) no saneamento. Ele é constituído por quatro pilares essenciais que orientam as ações em todas as unidades operacionais da Iguá: Segurança hídrica, Eficiência na produção e distribuição de água, Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto, e Respeito às pessoas.

“O edital veio para estimular o desenvolvimento socioeconômico de territórios em situação de maior vulnerabilidade social. Estamos satisfeitos com o resultado e felizes por podermos contribuir para um futuro mais sustentável”, diz o gerente de Responsabilidade e Transformação Social, Rafael Botelho.

Confira as outras iniciativas que vão receber os recursos:

Judô Nova Geração – Suzano (SP) – Proponente: Judô Clube Mogi das Cruzes

Museu Itinerante Ponto UFMG – Cuiabá (MT) – Proponente: Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC)

Futsal Top – Paranaguá (PR) – Proponente: Associação Monte Sião

No Movimento das Águas – Atibaia e Piquete (SP) – Proponente: Fundação Energia e Saneamento

Paralímpico IDD – Atibaia (SP) – Proponente: Instituto Daniel Dias