Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do idoso, o Hospital de Base (HB) promove uma série de atividades com a população em geral, pacientes e cuidadores durante o mês da campanha Outubro Prateado.

Nesta sexta-feira passada, dia 15 de outubro, profissionais da equipe da geriatria do HB estiveram na praça do Vivendas promovendo a campanha com entrega de folhetos de orientações aos idosos, tirando dúvidas, além de praticarem a técnica corporal oriental Lian Gong, técnica de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.

Para a geriatra do HB Dra. Laura Cardoso o segredo para um envelhecimento saudável é a prevenção com atividades físicas, boa alimentação, além de cuidar da saúde mental. “Todos querem envelhecer com saúde e uma das formas para fazer com que isso aconteça é por meio da prevenção. Nós podemos prevenir praticando atividade física regularmente e mantendo uma alimentação saudável. A sarcopenia, perda de massa e força muscular, aumenta o risco de eventos e até morte por causa cardiovascular e imobilidade piorando as doenças mentais. Por isso, nosso intuito é conscientizar a população da importância destas práticas para mudarmos essa realidade de fragilidade do idoso”, afirmou Dra. Laura.

No dia 26 de outubro os profissionais da instituição farão uma palestra para o público idoso com tema ‘Musculação na pandemia: você é capaz’, voltada aos pacientes do Instituto do Câncer (ICA). Já no dia 29 o cuidado será voltado ao cuidador com apresentações abordando a temática ‘Saúde Mental do Cuidador’ no Ambulatório de Especialidades.