Serviços de CRAS em Rio Preto podem ser referência para políticas sociais em Mirassol

O encontro objetivou a troca de experiências sobre os serviços oferecidos às famílias rio-pretenses (Foto: Bruno Carvalho/ Semas)
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antunes, em Rio Preto, recebeu na quarta-feira, dia 10, a visita da coordenadora dos CRAS de Mirassol Elaine Maria Ceron e da supervisora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Mirassol Luciana Aparecida Cavalari. O encontro objetivou a troca de experiências sobre os serviços oferecidos às famílias rio-pretenses beneficiárias da política de assistência social.
publicidade

“Essas visitas são importantes porque mostram o quanto nossos programas têm sido referência para a região. Além disso, é de grande relevância e sempre um ganho positivo a troca de vivências entre os municípios e equipamentos públicos”, disse a secretária municipal de Assistência Social Helena Marangoni.

Uma das ações que ganharam visibilidade e atraíram a atenção para a visita foi o programa realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho e Emprego, com o atendimento do Balcão de Empregos Itinerante nos territórios dos CRAS, facilitando o acesso da comunidade às atividades.

Para a coordenadora do CRAS Antunes Mariana Barbosa, a parceria é muito importante para as famílias em situação de vulnerabilidade do território. “Essa é uma parceria muito rica e que tem ganhado destaque em toda a região, pois é uma proposta bem completa, além de ser uma forma de atender essas famílias que não chegam ao atendimento por meio digital ou pontos fixos de acolhida”.

A coordenadora dos CRAS de Mirassol Elaine falou sobre o interesse em implantar as oficinas rápidas, em parceria com o PAT de Mirassol, para as famílias atendidas pelos CRAS. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer as atividades do CRAS, especialmente essa parceria para a oferta de cursos rápidos, pois temos uma grande demanda e vários projetos de inclusão produtiva para implantar no município”.

Os espaços dos CRAS, através de parceria intersecretarias, atualmente são utilizados para disponibilizar as ações do Balcão Itinerante, com a oferta de oficinas rápidas para geração de renda,  além do atendimento tradicional de produção e impressão de currículos, atualização e recuperação cadastral no sistema de vagas, processos seletivos para contratação, entre outros.

“As oficinas e vagas de emprego são voltadas para a necessidade da região onde levamos o Balcão, e como a população mais vulnerável já tem esse acesso mais frequente nos CRAS, foi a forma mais viável que encontramos de ficar mais próximos dessa população”, afirmou Rafael Nogueira, assessor de Programas e Projetos e responsável pelo Balcão de Empregos.

Texto: Thayla Azevedo