Coletivo D.I.A. realiza neste domingo primeira assembleia aberta para artistas

O Coletivo D.I.A está prestes a se tornar uma associação e, por isso, está convocando os artistas de Mirassol e região para participar desse momento tão importante

publicidade

O coletivo Diversidade, Interior e Arte (D.I.A.) realiza neste domingo, 22 de agosto, a primeira assembleia aberta para artistas de Mirassol e região. O encontro irá acontecer no Museu Jezualdo D’ Oliveira, a partir das 16 horas. Estão convocados para participar do encontro membros do coletivo e também artistas de toda a região que queiram integrar e conhecer de perto o movimento.

Criado em 15 de novembro de 2020, o D.I.A é formado por uma cúpula administrativa de dez artistas e conta com outros 100 participantes da área. Além disso, recentemente, o coletivo deu início ao mapeamento de artistas do interior e de outros estados do Brasil, até o momento são cerca de 60 cadastrados.

Você é artista e ainda não está na lista do mapeamento? Clique aqui para fazer seu cadastramento.

Durante esses primeiros meses de existência, o coletivo organizou as ideias, reuniu e desenvolveu projetos e agora está prestes a entrar em uma nova fase. O grupo irá se tornar uma associação, o intuito é fomentar e incentivar a cultura em nossa cidade e também na região. Esse é um dos motivos da realização da primeira assembleia, que será aberta para membros e também para pessoas que tenham interesse em fazer parte do movimento.

“Neste trabalho de quase 1 ano o coletivo fez bastante coisa e agora estamos entrando em uma parte final de entrega dos projetos, de solidificação das ideias e de concretização de tudo. Então está sendo uma fase muito importante que a gente está desenvolvendo, já temos em torno de 20 pré-projetos na pasta da diretoria de projetos”, explica João Bolzan, que é um dos idealizadores do Coletivo D.I.A.

Reunião com integrantes do Coletivo D.I.A (foto: reprodução)

 

Centro Cultural

Para atuar de forma mais consolidada, o coletivo conta com o apoio da Prefeitura de Mirassol. O grupo explica que além de desenvolver um calendário cultural em parceria com o município, será criado também um Centro Cultural, onde deverá ser a sede da associação e também palco desses eventos.

“Estamos querendo reviver projetos que já foram executados por coletivos que já existiram na cidade, tem muitas pessoas que foram desses coletivos que agora fazem parte do coletivo DIA. E sim, a ideia e criar um Calendário Cultural e não só, além disso será criado um Centro Cultural, onde a gente vai ter um cronograma de atividades que vão acontecer, tudo conectado”, explica João bolzan, que é diretor administrativo do Coletivo D.I.A.

Leia também: Mercadão Municipal pode abrigar futuro Centro Cultural

Votação de diretoria

A primeira assembleia irá marcar a transição do coletivo para uma associação, por isso, durante o encontro será apresentada a chapa da gestão que administra atualmente o coletivo e em seguida irá acontecer uma votação para eleger os cargos mais importantes.

“Estamos passando por uma nova fase, depois dessa assembleia nós iremos evoluir de coletivo para uma associação de artistas, visando sempre trazer cada vez mais condições para que artistas atuem na cidade e tenham suas artes evidenciadas. Virando associação teremos finalmente acesso a dois espaços pelos quais já estamos lutando há um ano para poder atuar. Então muita coisa vai acontecer depois dessa primeira assembleia. É importante que os artistas que estão aqui em Mirassol e também aqueles que são do interior e que puderem marcar presença no dia para representar suas categorias e para poderem expressar as suas opiniões”, complementa Carol.

A votação irá definir nomes para ocupar os cargos de presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário e suplente.

“Este é um momento muito legal! Nós, artistas, continuamos produzindo nossas artes na pandemia, dentro de nossas casas, sofremos muito duramente as consequências de um governo que não valoriza nem a vida, imaginem a cultura. Mas resistimos e aprendemos a nos comunicar e a nos unir de outras formas, nos adaptamos. Jamais deixamos de produzir e agora queremos mostrar pra todos tudo que criamos. Com boa parte da população se imunizando e com as atividades lentamente retomando a normalidade, nós finalmente vamos poder nos reunir novamente e criar algo bem legal todos juntos. Venha participar da assembleia e conhecer nossas propostas, precisamos nos preparar pros eventos de 2022, que eu já antecipo que teremos muitos e eu sei que todos estão ansiosos para voltar a fazer o que ama, nesse caso, muita arte!” explica Carol Drudi.

Clique aqui e curta a página do Coletivo Dia no Facebook

Resgate cultural

O grupo tem o intuito de criar um calendário cultural em Mirassol e já reuniu em torno de 20 projetos de eventos. Entre eles, muitos já conhecidos pela população mirassolense podem voltar a acontecer como o Grito Rock, o Encontro de Slackline, o Jhonny Rock e o Mutirão de Graffitti.

De acordo com João Bolzan, integrante da diretoria do coletivo D.I.A., uma das ideias do coletivo é resgatar projetos de sucesso que já estão prontos, só que agora centralizando a administração, em parceria com a Prefeitura, dando apoio para os executores.

“Eu pensei o seguinte, já tiveram vários eventos bacanas aqui em Mirassol desenvolvidos e executados por movimentos antigos, como o Barata Coletivo e Cenora Coletivo. A ideia é resgatar esses projetos de sucesso que já estão prontos, trazer para o coletivo e as pessoas que desenvolveram serem as pessoas que vão tomar conta disso, mas agora como um apoio de execução de projeto prestado pelo coletivo, que vai virar uma associação”, finaliza João.

Clique aqui e siga o Coletivo D.I.A no Instagram

Para mais informações clique aqui e entre em contato com o coletivo pelo Whatsapp

Primeira reunião realizada, no início do coletivo D.I.A (Foto: divulgação)

 

Serviço:

Convocatória da 1ª Assembleia Parta os Artistas

Quando: domingo, 22 de agosto

Horário: às 16 horas

Onde: Museu Jezualdo D’ Oliveira, rua Rui Barbosa, 2170, centro, em Mirassol.