Fachada do prédio da FEM (Foto: Lucas Stuqui)

Mirassol deve assinar em breve um novo convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) para disponibilizar mais três cursos técnicos já a partir do segundo semestre deste ano. As aulas de Contabilidade, Recursos Humanos e Técnico em Administração serão oferecidas no prédio localizado na Avenida Tarraf e administradas pela ETEC Matheus Leite de Abreu (escola agrícola), mas a principal novidade é que o prédio da antiga FEM deve abrigar futuramente esses cursos técnicos, incluindo ensino médio, através de uma nova ETEC em Mirassol, criada a partir de um novo convênio.

O vereador Julio Salomão explicou ao Mirassol Conectada sobre as novidades, o professor esteve presente em uma reunião que aconteceu em São Paulo, com a chefe de gabinete da Superintendência do CEETEPS, Laura Laganá, a assessora técnica de seu gabinete, Sonia Sharpentier, a representante do setor de Infraestrutura e Engenharia do CEETEPS, o diretor da Etec Mirassol, Itamar Garcia Martins, o chefe de gabinete da Prefeitura, Renato Scochi, e o diretor de Obras, Carlos Doimo.

“Hoje nós já temos uma ETEC em Mirassol, que é a escola agrícola, que é a Matheus Leite de Abreu, e nós estamos pleiteando uma segunda unidade, isso já tem em Votuporanga, a ETEC agrícola e a ETEC urbana, pra se iniciar essa questão da ETEC urbana, precisamos fazer o convênio cedendo espaço nosso” – explica Julio.

A ideia é futuramente ceder o prédio da FEM, que deve passar por reformas, para abrigar essa nova ETEC “urbana” e a partir desse prédio próprio iniciar as tratativas de um novo convênio para receber também o Novotec, que é uma modalidade do ensino médio técnico oferecido pelo Centro Paula Souza. Atualmente, os cursos técnicos ofertados em Mirassol pela ETEC Professor Matheus Leite de Abreu são de Administração e Recursos Humanos e funcionam em extensão na Escola Estadual Anísio José Moreira. O objetivo é criar uma segunda unidade que ampliaria o leque de cursos e o número de vagas.

“A partir desse convênio a gente inicia o processo para termos o Novotec, mas ai já tem que ser um novo prédio, porque não caberia tudo lá no Tarraf, então nós pensamos no prédio da FEM, lá ainda vamos ter todo o processo de reforma que está sendo estudado pela Prefeitura. O Novotec é o ensino médio técnico e o parecer da superintendência foi positivo, nós iremos conceder o prédio da FEM após a reforma, então nós vamos dar essa concessão para o Centro Paula Souza e a autarquia assumir o prédio”, explica o vereador.

Julio completa ainda dizendo que o espaço tem capacidade para aumentar as vagas de ensino médio em Mirassol, com a abertura de nove salas de aula, além de novos cursos técnicos que estão sendo pleiteados nas áreas de Ourivesaria (arte de trabalhar com metais preciosos (especificamente prata e ouro), na fabricação de joias e ornamentos), Técnico em Enfermagem e Técnico em Educação.

“O prédio da FEM conta com mais de 30 salas de aula, laboratório, biblioteca, então assim… cabe o ensino médio, são 3 salas de primeiro, 3 de segundo, 3 de terceiro, são 9 salas de ensino médio novas para Mirassol, os cursos técnicos iriam todos para lá e estamos pleiteando mais três cursos, de Ourivesaria, Técnico em Enfermagem e Técnico em Educação” – completa.

Faculdade de Tecnologia em Mirassol

Segundo o vereador, durante a reunião também foi destacada a necessidade de Mirassol receber uma FATEC. As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo são instituições de ensino superior públicas; pertencentes ao Centro Paula Souza. A unidade poderia ser abrigada também no prédio da FEM.